População denuncia caixa d’água abandonada há 36 anos em Anísio de Abreu
A situação ganhou novos contornos com a chegada da empresa Água do PiauíDurante passagem da equipe do Conecta Piauí pelo município de Anísio de Abreu, a reportagem se deparou com uma denúncia grave feita pelos moradores do bairro Esperança e reforçada pelo vereador mais votado da história do município, Bibiu. Trata-se da antiga caixa d’água da cidade, construída há 36 anos e jamais reformada desde então.
“Eu conheço essa caixa desde os meus 17 anos, trabalhei nela como servente junto com meu pai, que era pedreiro. Hoje ela está do mesmo jeito, completamente abandonada”, afirmou o vereador. Ele relata que, apesar dos inúmeros pedidos para reforma e manutenção da estrutura, nada foi feito ao longo dos anos.

A situação ganhou novos contornos com a chegada da empresa Água do Piauí, que assumiu os serviços de abastecimento na cidade. Segundo o vereador, a empresa começou a utilizar a antiga caixa d’água sem realizar qualquer tipo de limpeza, vistoria ou readequação. “Eles chegaram, não pintaram, não limparam, apenas colocaram água e começaram a distribuir para a população. É um absurdo”, disparou.
Além do uso inadequado da estrutura, o vereador aponta que há bairros inteiros sem receber água com regularidade. “Aqui na minha rua a água chega um dia e passa cinco sem aparecer. Já em outros bairros, como o Ribeiro, há relatos de até 45 dias sem abastecimento”, denuncia.

Para ele, a caixa d’água "só serve para abastecer caminhões-pipa" e se tornou obsoleta, principalmente após a constatação de um desnível de 108 metros entre ela e a região da Nova Mira, onde seria mais eficiente captar e distribuir a água. “Não há necessidade de manter essa caixa. Está servindo só para encher pipa. Se é para colocar água na caixa, tem que ser para chegar nas torneiras do povo”, ressalta.
