Pimenteiras realiza formação de professores sobre deficiência intelectual
A diretora da Família da APAE Pimenteiras deu uma breve palavra sobre os desafios e as conquistasA Prefeitura Municipal de Pimenteiras, através da Secretaria de Educação e da Coordenação da Educação Especial com o apoio da APAE Pimenteiras, trouxe neste sábado (11/05), na Câmara dos Vereadores da cidade, uma oficina com o tema: "Deficiência Intelectual/Transtorno do Desenvolvimento Intelectual", aos professores da sala regular, assistentes educacionais e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da rede municipal de ensino.
A formação continuada foi ministrada pelo professor, mestre e coordenador da Educação Especial de Pimenteiras, Edigar Júnior, com a participação da pedagoga e assistente AEE, Deise Mesquita. O coordenador explicou, minuciosamente, e com legislações vigentes no Brasil, como atuar com crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual e também foi falado sobre a estatística atual de nascimento, que em cada 36 pessoas 1 é autista. Houve muita interação, dinâmicas, alguns testemunhos de mães de crianças especiais, bem como da dificuldade de atuar com esses estudantes no âmbito de assistí-los e reger uma sala de aula com mais de 30 alunos e os desafios da interação com as deficiências.

A pedagoga ensinou sobre formas de adaptar atividades, da responsabilidade do professor regente fazer tais adaptações e provas, visto que é ele quem domina os conteúdos das disciplinas específicas. O coordenador Edigar também explicou que o Plano Educacional Individualizado (PEI) se faz necessário a cada aluno com esta deficiência e deve ser realizado tendo como ponto de partida uma anamnese pelo professor regente, assunto abordado de forma didática e muito clara sobre a entrevista inicial com o familiar responsável pelo estudante com o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.
A diretora da Família da APAE Pimenteiras deu uma breve palavra sobre os desafios e as conquistas da Instituição aos pais e deficientes. bem como sua vivência como professora e assistente AEE. Ao final, a mesma entregou 50 brindes às mães presentes, ofertados anonimamente por um voluntário apaeano. Ainda esteve presente a gestora do município.