Campo Maior celebra aniversário de 201 anos da Batalha do Jenipapo no Piauí
Solenidade de aniversário teve início às 7h30, com hasteamento das bandeiras na praça Luiz MirandaAs solenidades em comemoração ao aniversário de 201 anos da Batalha do Jenipapo aconteceram na manhã desta quarta-feira (13/03). A programação alcançou diversos pontos importantes do município piauiense. As comemorações tiveram início às 7h30, com o hasteamento das bandeiras na praça Luiz Miranda, localizada no Centro da cidade. O momento de relembrar os Heróis da batalha finalizou com a Missa Solene, que teve início às 12 horas.

Durante entrevista o governador em exercício, Themístocles Filho, destacou a importância da celebração.
“É importante para o Piauí, e tem que colocar mais para que a nossa população saiba, o que aconteceu a 201 anos atrás. O Piauí participou da independência do Piauí e do Brasil, e é necessário que o Brasil conheça melhor o que aconteceu aqui no passado. Eu acho que o símbolo é importante para o nosso Estado e para o Brasil”, disse.

Durante a cerimônia também foi realizada a entrega das Medalhas do Mérito Vereador Simplício José da Silva. Ao todo, 38 personalidades piauienses que prestaram serviço pelo estado foram contempladas com a comenda. O prefeito do município de Caridade do Piauí e presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, foi um dos agraciados com a medalha e conversou com o Conecta Piauí sobre o recebimento da honraria e sobre a importância da data para o estado do Piauí.

"É um dia muito importante para o estado do Piauí, que celebra um dia da independência e também um dia muito importante para mim também, por estar sendo agraciado com essa comenda, com essa medalha de reconhecimento de trabalho para o estado do Piauí, como representante dos prefeitos piauienses e também um trabalho que a gente desenvolve lá na nossa cidade de Caridade", conta.
O médico ortopedista e pré-candidato a prefeito em Boqueirão do Piauí, Antonio Luís Aninha, destacou os serviços prestados a região dos carnaubais e à Campo Maior.
“Hoje é muito gratificante receber essa medalha do mérito renascença juntamente com toda a equipe do governo. É uma grande satisfação”, disse o candidato.

Após a missa solene na catedral de Santo Antônio, o prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix, destacou que cada campomaiorense deve se orgulhar por cada homem e mulher que lutaram na batalha.
“Uma gratidão que fica eternamente no coração do campomaiorense e isso tem se tornado também no coração do piauiense. Foi aqui na nossa cidade de Campo Maior, onde teve a batalha entre portugueses e brasileiros, e a gente tem que se orgulhar cada vez mais desse feito. Valorizar cada vez mais essa história tão linda e tão bela, que através dela é que se tornou-se o Brasil tão potencial como é hoje. Então, temos que ser gratos a esses senhores e senhoras, homens do campo, que deram a sua vida pelo dia de hoje”, disse o prefeito.

O deputado estadual Gil Carlos esteve presente no evento e discorreu sobre a importância da busca por uma independência financeira e cultural para o estado. "O Piauí é berço sim de heróis, o Piauí é de um povo que luta pela sua autoafirmação, pela nossa independência. Mas a independência continua sendo construída nos dias de hoje, nós tivemos a independência territorial enquanto povo, mas precisamos avançar para conseguir a independência financeira, a independência cultural, para o estado se desenvolver cada vez mais", comenta.

O secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, ressaltou a necessidade do povo piauiense em reconhecer e prestigiar a história dos antepassados do estado que lutaram pela independência do país. "A Batalha do Jenipapo tem uma importância para a independência do Brasil, e é importante que a gente valorize e enalteça os nossos antepassados, e é por isso que todos os dias 13 de junho eu estou aqui homenageando esses que lutaram por nossa liberdade", diz.

O deputado estadual Dr. Vinícius também ressaltou a importância da data e da luta pela independência do país. "É o dia do piauiense se orgulhar dessa luta que teve aqui na Batalha de Jenipapo, que foi na verdade o fato mais importante e histórico para a nossa liberdade no país. Se hoje nós temos a democracia, nós temos tudo que o Brasil tem vivido ao longo desses últimos anos, é fruto dessa luta do piauiense. Então a gente precisa realmente resgatar a memória e dizer claramente que a independência do Brasil começou aqui no nosso estado, ceifando vidas de piauiense, de homens e mulheres que lutaram pela liberdade do nosso povo", fala.

Confira a galeria de fotos AQUI.