Cultura e animação marcam o 1º Festival de Folguedos de Alto Longá
O prefeito Belauto Bigode destacou o esforço conjunto para realizar o eventoO município de Alto Longá deu início, nesta sexta-feira (27/06), ao seu 1º Festival de Folguedos, com uma grande celebração cultural na Praça Central. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, encantou o público com apresentações de quadrilhas locais, participação de grupos da terceira idade, crianças e pessoas atípicas, além de shows com Xenhenhem, Forrozão Só a Manteiga e Jardson do Acordeon.
O prefeito Belauto Bigode destacou o esforço conjunto para realizar o evento e a importância de resgatar as tradições juninas.
“A gente só organizou, sentou com toda equipe, a integração das secretarias, e chegamos a um denominador comum e fazer o nosso primeiro festival de folguedos. A gente sabe que esse mês de junho, onde é comemorado São João, São Pedro, São João Batista, e a gente fez esse evento, a gente programou tudo isso, para que a gente resgate, no nosso próximo município, as festividades juninas. A gente já sabe que existe esse potencial, e em razão disso, a gente pensou em estar aqui organizando, fazendo os convites para toda a população, a vim prestigiar a apresentação de quadrinhos, locais e regionais, apresentação de shows, e muita interação entre a sua população, e mediante toda a dificuldade, a gente conseguiu antecipar o salário, para fomentar a economia e o local do nosso município”, disse.
O prefeito também enfatizou a valorização da inclusão. “Com certeza, a gente tem que pensar nisso, a gente vai ter a apresentação das quadrilhas da terceira idade, das crianças que precisam de mais de atenção. E também, a gente passou esse período aí ensaiando, também vai ter a apresentação, na qual a gente vai participar juntamente com o secretariado, se apresentando para a nossa população”, disse.
O secretário de Turismo, Filho Branco, comemorou o impacto positivo do festival.
“Pois é, isso é muito importante para o nosso município. Hoje é criação do primeiro festival de folguedos de São João, que fomenta a nossa cultura, o nosso turismo e fomenta também o comércio da nossa cidade, que possa trazer mais visitantes à nossa terra”, disse.
A vice-prefeita Socorrinha também falou sobre o carinho na preparação.
“Sabemos que a Festa Junina é a festa mais tradicional e popular brasileira, né? Então, preparamos tudo com muito carinho, com muito amor para receber os visitantes e mostrar um pouco da nossa cultura regional. Além de fortalecer ainda mais, trazer uma vivacidade. Com certeza, e ainda mais, que tem que fazer a abertura do evento e as terças atípicas perto do nosso município, onde a inclusão começa com pequenos detalhes”, falou.
A secretária de Educação, Cynara Nunes, reforçou o trabalho coletivo das secretarias.
“Bom, esse festival foi algo sonhado pela atual gestão, né, que se preparou pra promover esse evento, pra resgatar as raízes culturais, foi uma mobilização liderada pelo nosso prefeito que acompanhou desde o planejamento, a execução de todas as etapas que foram executadas através da secretaria planejadas, pela secretaria de Cultura, de Educação e de Turismo, e executadas através de todas as outras secretarias que deram apoio pra toda a logística desse evento”, falou.
O secretário de Cultura, Carlos Antônio, destacou a diversidade de apresentações.
“Hoje temos muitas quadrilhas, muitas danças e quadrilhas locais e a apresentação das quadrilhas dos programas sociais do município, serviço de convivência, crianças atípicas e vai ter a quadrilha dos secretários com o prefeito também. Agora amanhã vai ter as competições, que é o concurso de quadrilhas”, falou.
Entre os momentos mais emocionantes da noite, o depoimento de um casal que participou das apresentações encantou o público.
“Pra mim foi maravilhoso, coração disparado, mas foi maravilhoso. Gostei muito mesmo", disse Meire Sampaio.
“Pra mim foi maravilhoso, porque ela é minha esposa, mas a gente faz o pratique saúde, e a primeira vez que a gente apresentou nossa vida, nós nunca tinha apresentado em lugar nenhum, pra mim foi uma emoção sem explicação", disse Antônio Rocha.
E a festa continua! Hoje, dia 28 de junho, o festival segue com mais atrações e o concurso de quadrilhas, além de shows com Nayron Viana, Dudu Nogueira e Forró K10. Alto Longá segue celebrando sua cultura com alegria, inclusão e muita tradição.
























