Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

Água Branca vai contar com Central de Diagnóstico em julho

Unidade contará com exames de imagem e análises clínicas, beneficiando toda a região
Municípios em Foco

O governador Rafael Fonteles realizou, nesta semana, uma visita técnica às obras da Central de Diagnóstico de Água Branca, que tem inauguração prevista ainda para o mês de julho. Acompanhado do superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo, o governador destacou a importância da nova unidade para a saúde pública do município e de toda a região.

Foto: Divulgação/GovÁgua Branca receberá Central de Diagnóstico com inauguração prevista para julho
Água Branca receberá Central de Diagnóstico com inauguração prevista para julho

Segundo Dirceu Campêlo, a cidade de Água Branca foi escolhida como uma das beneficiadas dentro do projeto de expansão da rede de diagnóstico do estado. “Água Branca foi selecionada entre os 12 territórios para receber uma Central de Diagnóstico, que oferecerá exames de imagem como ultrassonografia, mamografia, tomografia, raio-X e endoscopia, além de laboratório de análises clínicas e consultas médicas. Ou seja, uma ampla gama de exames complementares, que facilitarão o diagnóstico precoce e, consequentemente, melhorarão a resolutividade do SUS no Piauí”, afirmou.

A construção da unidade está sendo realizada com recursos da Sesapi, totalizando um investimento de R$ 1,4 milhão. A Central de Diagnóstico faz parte de um esforço do Governo do Estado para descentralizar e ampliar o acesso a serviços de saúde de média e alta complexidade. Ao todo, o estado contará com 16 Centrais de Diagnóstico distribuídas em 12 territórios do Piauí.

A nova estrutura vai permitir que a população de Água Branca e municípios vizinhos tenham acesso a exames antes concentrados apenas em centros maiores, reduzindo deslocamentos e acelerando o início de tratamentos médicos. A expectativa é de que, com a entrada em funcionamento da Central, haja um impacto direto na qualidade do atendimento e na eficiência dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

Comente