Renan Calheiros e Arthur Lira: de arquirrivais a possíveis aliados em Alagoas
Costura política com anuência do presidente Lula (PT) pode unir os dois maiores caciques do estadoCircula nos bastidores políticos uma configuração que pode pôr fim a uma das maiores rivalidades políticas entre estados do Brasil: a disputa por poder político e espaço nas Alagoas entre Calheiros e Liras.

Informações recentes revelam que um possível acordo está sendo costurado entre as duas famílias e, mais especificamente, pelos grandes líderes dos respectivos grupos: o senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado federal Arthur Lira (Progressistas).
O acordo seria o seguinte: Renan e Arthur disputariam as duas vagas sem se enfrentar diretamente, sob uma espécie de acordo tácito, para que não haja candidatos competitivos além dos dois. A articulação garantiria com folga as duas vagas para o Senado em 2026. Também faria parte do acordo o consenso em torno do nome de Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no governo Lula, para disputar o governo do Estado.

O mais curioso é que o entendimento teria sido fechado via videoconferência, que contava com a presença, curiosamente, do presidente Lula (PT).
Histórico da rivalidade
O histórico de ataques e campanhas marcadas por acusações pesadas começou nas eleições de 2010, entre o senador Renan e o pai de Arthur Lira, Benedito de Lira, o Biu. Renan gostaria que Biu compusesse sua chapa de reeleição. No entanto, Benedito deixou o grupo do senador e passou a apoiar a reeleição do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB).
A partir daí, a rivalidade entre os dois grupos só escalou, enquanto seus líderes iam galgando espaço e se consolidando ainda mais no cenário nacional.