Edson Fachin é eleito presidente do STF; Alexandre de Moraes será vice
Eleição simbólica no plenário confirma sucessão de Luís Roberto Barroso.O ministro Edson Fachin foi eleito, nesta quarta-feira (13), presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para um mandato de dois anos. Ele assumirá o comando da Corte no lugar de Luís Roberto Barroso, cujo mandato se encerra no dia 29 de setembro, data prevista para a posse da nova gestão. O vice-presidente será o ministro Alexandre de Moraes.

A eleição ocorreu de forma simbólica, durante sessão do plenário. Pela tradição e pelo regimento interno do STF, a presidência é ocupada pelo ministro mais antigo que ainda não exerceu o cargo. Atualmente vice-presidente, Fachin preenche esse requisito e, por isso, foi escolhido por unanimidade.
Ao anunciar o resultado, Barroso elogiou o sucessor e destacou a importância de sua liderança no momento atual.
"Considero, pessoalmente e institucionalmente, que é uma sorte para o país poder, nesta conjuntura, ter uma pessoa com essa qualidade moral e intelectual conduzindo o tribunal. Receba meu abraço pessoal e de todos os colegas, desejando que seja muito feliz e abençoado nos próximos dois anos. É duro, mas é bom", disse o atual presidente.

Alexandre de Moraes também parabenizou o novo presidente e ressaltou a boa relação entre ambos. "Queria agradecer a solidariedade e confiança de todos os colegas e expressar minha grande honra e alegria de novamente poder ser o vice-presidente do ministro Edson Fachin, com quem já trabalhei no Tribunal Superior Eleitoral", afirmou.