Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Rebanho bovino piauiense ultrapassa as duas milhões de cabeças pela primeira vez

O dado é da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA)
Em Pauta

O Piauí tem atualmente um total de 2.043.300 cabeças de bovídeos. O dado é da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) e mostra que, pela primeira vez, o rebanho piauiense ultrapassou os dois milhões de animais desde 2009, quando começou a contagem da série histórica. Conforme o levantamento, em quase duas décadas o número de animais criados no Estado cresceu mais de 22%. 

Foto: ReproduçãoPiauí amplia vacinação contra febre aftosa e quer atingir 95% de cobertura vacinal
Rebanho bovino piauiense ultrapassa as duas milhões de cabeças pela primeira vez

Em Parnaguá, no extremo sul do Estado, por exemplo, o rebanho é composto por mais de 40 mil cabeças. É a cidade piauiense com o maior número de gado, tendo, em média, mais de quatro animais para cada habitante. O número em Parnaguá é tão grande, que ele é quase o dobro do segundo colocado nesse ranking, que é Corrente, com menos de 29 mil cabeças de bovinos e bubalinos. 

Todos esses dados foram apresentados e comemorados, nesta semana, pelo secretário da SADA, Fábio Abreu, durante a apresentação dos resultados da última campanha de vacinação contra a febre aftosa, que alcançou recorde em número de animais imunizados no Piauí. Dos 2.043.128 animais registrados na última etapa, exatos 1.982.107, ou 97,01% do rebanho piauiense, foram vacinados. 

Foto: ReproduçãoRebanho bovino piauiense ultrapassa as duas milhões de cabeças pela primeira vez
Rebanho bovino piauiense ultrapassa as duas milhões de cabeças pela primeira vez

“Realizamos uma campanha atípica em virtude da portaria do Mapa que desde o dia 2 de maio reconheceu o Piauí como zona livre da doença sem vacinação. Tivemos que realizar a imunização um mês antes, ou seja, em abril, e ainda sem poder prorrogar o prazo, como sempre ocorreu nos anos anteriores. Podemos afirmar que esse resultado é um sucesso”, destacou o secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu. 

Foto: Conecta PiauíFábio Abreu
Fábio Abreu

O levantamento da Adapi ainda aponta que 210 municípios atingiram a meta de imunização, sendo que 95 deles conseguiram imunizar 100% do rebanho. “Tivemos um envolvimento engajado de nossos servidores que trabalharam para garantir os bons índices e claro que também devemos lembrar do engajamento dos produtores”, afirmou o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), João Rodrigues. 

Após estar entre os primeiros estados do Nordeste a se tornar zona livre da aftosa sem vacinação, o Piauí tem a meta de obter o reconhecimento internacional junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em 2025. Para isso, o Estado terá que realizar ações continuadas de vigilância e fiscalização.

“Já cumprimos critérios essenciais como histórico de bons índices de vacinação, depois suspensão da vacinação e agora nosso foco é dar continuidade e reforçar a atuação do Serviço Veterinário Oficial (SVO) para atender qualquer caso suspeito, intensificar nossas barreiras sanitárias impedindo o ingresso de animais vindos de estados que ainda vacinam contra a aftosa, além de fomentar mais campanhas educativas de saúde animal”, disse o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura. 

Comente