Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Prazo de convenções termina hoje e próximo prefeito de Teresina será 'forasteiro'

Em Teresina, capital do Piauí, sete nomes já foram definidos para concorrer ao Palácio da Cidade
Em Pauta

Conforme o calendário eleitoral, termina nesta segunda-feira (05/08) o prazo para que partidos e federações promovam suas convenções para escolha dos candidatos que disputarão as eleições municipais de 2024, marcadas para outubro.   Em Teresina, capital do Piauí, sete nomes já foram definidos para concorrer ao Palácio da Cidade. Esse número pode aumentar, caso o PCO oficialize a professora Lourdes Melo na disputa. 

Foto: ReproduçãoPrazo de convenções termina hoje e próximo prefeito de Teresina será 'forasteiro'
Prazo de convenções termina hoje e próximo prefeito de Teresina será 'forasteiro'

Entretanto, com ou sem a professora na corrida pela Prefeitura, um fato curioso chama a atenção para o pleito na capital deste ano. É que segundo os registros feitos na Justiça Eleitoral nenhum dos candidatos é natural de Teresina. Nem mesmo a Lourdes Melo, caso seja confirmada. São todos candidatos “forasteiros”. São cinco candidatos nascidos em outros municípios do Piauí e dois de outros estados. 

Nem mesmo o atual prefeito, Doutor Pessoa (PRD), que busca à reeleição, é natural de Teresina. Segundo o registro na Justiça Eleitoral, Pessoa nasceu na cidade de Água Branca, na região sul do Estado. Até quem já foi gestor da cidade por dois mandatos, também vem de fora. É o caso de Silvio Mendes (União Brasil) que informou ao Tribunal Regional Eleitoral que nasceu em Campo Maior, no Norte do Piauí. 

Foto: Foto: Arquivo/ Cidadeverde.comDr. Pessoa
Dr. Pessoa

Outros três candidatos, o deputado estadual Fábio Novo (PT), o bancário Geraldo Carvalho (PSTU) e o jornalista Telsirio Alencar (Mobiliza) também nasceram em cidades piauienses, como Bom Jesus, Piracuruca e São Pedro do Piauí, respectivamente. Já os candidatos Santiago Belizário (UP) e Lourdes Melo (PCO) vieram de outros estados, no caso Ceará e Maranhão. Belizário é natural de Fortaleza e Lourdes de Pedreiras. 

Só ressaltando que o nome de Lourdes Melo tem até a meia noite desta segunda para poder ser confirmado e disputar o pleito. Em anos eleitorais, a convenção partidária é etapa obrigatória para o registro de candidatos, que precisam ter seus nomes oficializados pelas siglas. São encontros formais - de formato presencial ou híbrido - em que os membros de uma legenda manifestam seus apoios.  

A organização dessas reuniões é feita de acordo com o estatuto de cada agremiação. Em geral, as maiores siglas costumam chegar às convenções com os principais nomes decididos, tornando o evento uma espécie de celebração para confirmação das candidaturas. No mesmo encontro também são deliberadas eventuais coligações. Na maior parte dos candidatos em Teresina, as convenções ocorreram no mesmo dia, 20 de julho último. 

Cada sigla, coligação ou federação partidária pode ter somente um candidato a prefeito e vice em cada município. No caso de vereadores, cada partido pode ter como candidatos até o número total de cadeiras a serem ocupadas, mais um. Pelo calendário eleitoral deste ano, após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para protocolar o registro de todas as candidaturas.

Comente