Fábio Novo é destaque no 1º debate com pré-candidatos a Prefeitura de Teresina
O evento contou com a participação de cinco postulantes ao cargo de chefe do executivo da capitalO deputado estadual Fábio Novo (PT) foi o destaque do primeiro debate com os candidatos à Prefeitura de Teresina que aconteceu nesta quinta-feira (08/08) nos estúdios da TV Band Piauí. Na ocasião compareceram os adversários Dr. Pessoa (PRD), Silvio Mendes (União Brasil), Tonny Kerley (Novo), Geraldo Carvalho (PSTU) e Francinaldo Leão (PSOL).

Com bastante conhecimento e firmeza o deputado fez indagações pertinentes a seus adversários e falou muito bem sobre os problemas abordados no debate, se sobressaindo em relação aos pré-candidatos a prefeito da capital.
O petista foi escolhido para começar as perguntas direcionadas aos outros candidatos e, sem medo de enfrentar seu principal concorrente, resolveu questionar o ex-prefeito Sílvio Mendes sobre ações relacionadas à tecnologia na capital. O candidato do União Brasil respondeu sobre projetos, mas Novo rebateu e também lançou suas propostas para Teresina.

“Vamos usar a inteligência artificial de um drone para tirar a medida de um local e a gente consegue, em conjunto com uma lei estadual de deputados, governador e presidente do Tribunal de Justiça 25 mil teresinenses receberam o documento das suas casas. Vamos fazer uma lei municipal para que 100 mil famílias possam receber o documento com a ajuda da tecnologia”, relatou.
A fala de Novo foi tão enfática que o ex-prefeito Sílvio Mendes concordou com o posicionamento, apesar das divergências políticas.
No segundo embate, o pré-candidato Geraldo Carvalho solicitou o embate com o candidato do PT, que recebeu ataques, mas se posicionou de forma firme, lembrando da sua atuação na secretaria de Educação na cidade de Bom Jesus, onde iniciou sua jornada política como vereador.

“Foi com tudo que nós planejamos que tornamos Bom Jesus a terra dos doutores. Com uma educação gratuita. Levamos uma universidade para lá e a gente conseguiu levar”, declarou.
Novo participou da terceira vez no debate agora com a solicitação de Silvio Mendes, que o questionou sobre sua atuação na educação de Bom Jesus. Sem perder a postura, o petista respondeu firme o seu maior adversário nas eleições municipais de 2024.
“Veja os números do Ministério da Educação. Bom Jesus é sim a terra dos doutores, é onde nós temos hoje mais cidadãos que conseguiram fazer o primeiro curso depois o mestrado e depois o doutorado. Basta olhar os dados. Vamos fazer muito pela educação de Teresina”, disse.
O deputado estadual ainda chegou a alfinetar Silvio Mendes que durante sua gestão escolheu Kleber Montezuma como secretário de Educação em Teresina, conhecido por tratar mal os professores municipais. “Eu não vou colocar secretário de educação que trata mal não. Vou tratar as pessoas muito bem e vou fazer isso para as pessoas”, disse.

Por ter sido chamado pelo ex-prefeito Silvio Mendes, Fábio Novo continuou no palanque e solicitou o comparecimento do prefeito Dr. Pessoa para o questionamento típico do debate. Novo perguntou sobre o aumento da temperatura em Teresina e o atual prefeito explicou que trabalhou para reduzir este impacto, mas não obteve sucesso.

Na réplica, o petista explicou que vai criar a coordenação do clima na capital para que no período de muito calor, conhecido como BR Ò BRO, os impactos na população sejam mínimos, além da promessa do plantio de mais de 100 mil árvores por ano.
Mais uma vez o prefeito Dr. Pessoa resolveu fazer uma pergunta para Fábio Novo e, desta vez, sobre a situação do transporte público na capital. O atual prefeito tentou colocar a problemática dos ônibus no governo do estado, mas Fábio Novo explicou que a responsabilidade é municipal e que faltou gestão para solucionar a questão.

Como o deputado Fábio Novo foi solicitado, ele ficou no palanque e decidiu debater com Francinaldo Leão, fazendo o questionamento de como Teresina pode se destacar na geração de emprego e renda.
Na sua réplica o deputado, bem preparado, falou sobre uma parte do seu plano de governo. O ‘Destrava Teresina’ tem como objetivo facilitar a abertura de novos negócios e tornar a Prefeitura de Teresina não uma dificultadora para os empreendedores, e sim uma facilitadora.
Já no final do debate o confronto ficou entre Tonny Kerley e Fábio Novo. O assunto abordado foi sobre os supostos casos de corrupção do PT, mas o deputado estadual se posicionou de forma firme. “Não respondo a processos. Nenhum por corrupção. Por onde passei cuidei com zelo. Não aceito corrupção. Não compactuo e vou fazer muito com pouco”, rebateu.
Novo também foi questionado sobre o grupo político que o apoia nas eleições municipais, composto por 13 partidos. O deputado respondeu com clareza que seu time, caso eleito, vai ajudar a reconstruir a capital.
Quase no fim do debate, Novo chamou o candidato Geraldo Carvalho e o questionou sobre a questão do Centro de Teresina, que passa por uma situação delicada nos últimos anos de gestão. Fábio explicou que para revitalizar o centro da cidade é preciso cultura e, por já ter tido experiência como secretário da pasta, vai ter facilidade nessa missão como prefeito de Teresina.
Por fim, em um confronto cara a cara com o candidato Telsírio Alencar, Fábio questionou sobre a atuação do seu adversário em relação à população que vive do Bolsa Família. O deputado pontuou suas prioridades, que é a capacitação da mão de obra para que assim os beneficiários consigam viver sem qualquer tipo de auxílio
Considerações finais
Para finalizar sua participação Fábio Novo passou o recado para a população, agradecendo o espaço que fortaleceu a democracia em Teresina. “Eu vi e senti as dores de Teresina e eu te convido para juntos levarmos Teresina para um momento seguro. Por todas as dificuldades que a capital enfrenta hoje, devemos construir pontes e não muros”, disse.