Conecta Piauí percorreu mais de 15.000 km durante coberturas de convenções
O portal de notícias que mais cresce no estado participou das maiores convenções do PiauíA cobertura das eleições municipais de 2024 no Piauí foi diferente e o Conecta Piauí percorreu mais de 15 mil quilômetros, em todas as direções do Estado, para mostrar o início da festa da democracia. Jornalistas preparados para coberturas em tempo real nas redes sociais, mostraram dezenas de convenções partidárias nas últimas semanas.

A ação jornalística, promovida pelo Portal Conecta Piauí, segue até a contagem do último voto, no pleito deste ano. A ideia é percorrer todo o território piauiense, apresentando aos eleitores os mais diversos espectros políticos e as movimentações de candidatos, tanto aos cargos majoritários quanto proporcionais.
Teresina
O pontapé já foi um desafio: fazer a cobertura de cinco convenções no mesmo dia. Todas ocorrem em Teresina, é verdade. Mas a maioria nos mesmos horários. De manhã Sílvio Mendes (União Brasil) e Telsírio Alencar (Mobiliza). De tarde mais duas, Tonny Kerley (Novo) e Doutor Pessoa (PRD). E a última, a do Fábio Novo (PT), no início da noite. Essa última movimentou o maior número de profissionais na cobertura, tendo em vista a grande presença de convidados e partidários no local.
Maior convenção do Piauí
A convenção da federação PT/PV/PCdoB, que homologou a candidatura de Fábio Novo a prefeito de Teresina aconteceu exatamente no sábado, dia 20 de julho, e teve o apoio de outros oito partidos políticos. O evento aconteceu na Arena do Teresina Shopping e, segundo Novo, este é o maior ato partidário já realizado na capital. O dia também foi marcado pelo aniversário do deputado que recebeu os parabéns em um coro de mais de 40 mil vozes.

O Conecta Piauí ainda esteve presente em convenções partidárias das quatro maiores cidades do Estado, fora a capital: Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. No litoral, o destaque jornalístico foi a baixa adesão à convenção do pré-candidato Francisco Emanoel, nome escolhido pelo atual prefeito Mão Santa para sucedê-lo. A convecção foi realizada no estádio municipal que sequer completou a capacidade máxima no gramado.

Já do outro lado, o pré-candidato Dr. Hélio, com o apoio do governador Rafael Fonteles, foi um sucesso. Abraçado a todo momento com a bandeira do município, Dr. Hélio e a sua pré-candidata a vice, Flaviana Veras, reuniram líderes do PT para homologar seus nomes à disputa pela Prefeitura de Parnaíba. A convenção reuniu uma multidão de apoiadores, na Escola Integrada Deputado Moraes Sousa.

Já em Picos, a convenção partidária municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou o nome do deputado Pablo Santos, como pré-candidato a prefeito e o de Xandú Néri como pré-candidata a vice. O evento ocorreu no Picoense Clube e contou com a presença de diversas lideranças políticas. Ao Conecta Piauí, Pablo Santos disse que o evento serviu como 'divisor de águas' de sua pré-campanha, dado o grande número de apoiadores e parcerias políticas.

"Hoje foi um divisor de águas da nossa pré-campanha, a convenção realmente consolida nosso nome como pré-candidato a prefeito aqui de Picos e com um time muito forte, com vários deputados estaduais, federais, com bancada forte de vereadores e acima de tudo o sentimento do povo que se fez presente hoje e isso enche meu coração de alegria", declarou, ao lado do governador Wellington Dias, que também esteve presente na convenção.

Em Floriano a convenção do deputado estadual Marcus Vinicius Kalume reuniu cerca de 13 mil pessoas e também contou com a presença do chefe do executivo estadual Rafael Fonteles. Com a oficialização da candidatura, Dr. Marcus Vinícius Kalume agora se prepara para uma intensa campanha eleitoral, visando conquistar ainda mais o apoio da população de Floriano e garantir sua eleição para o cargo de prefeito.

No final, foram quinze dias intensos de muitas viagens e convenções cobertas. Quase 50 reportagens foram produzidas, um total de 25 vídeos feitos e exibidos no portal e redes sociais e mais de dez profissionais mobilizados, desde repórter de texto, repórteres cinematográficos (TV e foto) e motoristas. E todos em contagem regressiva para retornar a estrada, já que no próximo dia 16 de agosto começa, de fato, a campanha eleitoral, finalizando dia 06 de outubro, quando ocorre o 1º turno.