Torcedor do Botafogo flagrado em ato racista é demitido do emprego em prefeitura
'Não representa os milhões que constituem o Botafogo', afirmou o clube em notaUm torcedor do Botafogo-RJ foi flagrado na noite desta quarta-feira (14/08) em ato racista para torcedores do Palmeiras durante partida pela Copa Libertadores, no estádio Nilton Santos. As imagens mostram Vinícius Ramos imitando um macaco, fazendo, subjetivamente, uma comparação da torcida adversária com o animal.
Assista:
Ainda nas imagens divulgadas nas redes sociais, o homem passa a mão no braço, mostrando a "diferença" da cor de pele. Ao fim das imagens, o torcedor do Botafogo mostra do dedo do meio para a torcida do Palmeiras.
O homem trabalhava na Secretaria de Ciência e Tecnologia da cidade de Maricá, no Rio de Janeiro. A Prefeitura da cidade emitiu uma nota demitindo o torcedor. "O prefeito Fabiano Horta, botafoguense, condenou com veemência os sucessivos casos de racismo no futebol: “O racismo é um crime que fere o ser humano em sua dignidade, e a nossa gestão não tolera qualquer forma de preconceito”. A Prefeitura já informou ao clube e às autoridades policiais", comunica a nota.
Confira a nota completa:
A Prefeitura de Maricá demitiu o torcedor envolvido em atos racistas no jogo entre Botafogo e Palmeiras, quarta-feira (14/08), no estádio Nilton Santos. Vinícius Ramos foi exonerado da função que ocupava na Secretaria de Ciência e Tecnologia. O prefeito Fabiano Horta, botafoguense, condenou com veemência os sucessivos casos de racismo no futebol: “O racismo é um crime que fere o ser humano em sua dignidade, e a nossa gestão não tolera qualquer forma de preconceito”. A Prefeitura já informou ao clube e às autoridades policiais.
Por meio de nota publicada nas redes sociais do clube alvinegro, o Botafogo informou que já identificou o homem que aparece nas imagens e afirmou estar colaborando com a polícia para que as medidas sejam tomadas. " O "torcedor" que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha que ocorreu na partida de ontem precisa ser exemplarmente punida, motivo pelo qual as autoridades policiais estão sendo informadas com todos os recursos disponíveis", informa a nota.
Não será apenas uma Nota Oficial protocolar de repúdio e com frases enérgicas de ações futuras contra atos racistas. O "torcedor" que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha… pic.twitter.com/OyOqULhCYx
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 15, 2024
O Botafogo venceu o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, superando o Palmeiras por 2x1. A partida e volta acontecem na próxima quarta-feira (22/08), no estádio Allianz Parque, às 21h30. Caso o Palmeiras marque um gol de diferença, a disputa irá para os pênaltis.