Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Esportes

Tudo sobre esporte piauiense e as principais notícias do esporte nacional.

Justiça espanhola condena torcedores por crimes de ódio contra o Vini Junior

Torcedores faziam parte do grupo Frente Atlético e com idades entre 19 e 24 anos

A Justiça da Espanha condenou quatro torcedores do Atlético de Madrid por crimes de ódio racial e ameaças contra o jogador Vinicius Junior. O aconteceu no dia 26 de janeiro de 2023, quando os condenados cometeram um ato racista antes do clássico contra o Real Madrid pela Copa do Rei, pendurando um boneco que representava o atacante brasileiro em uma ponte, em uma clara simulação de enforcamento.

Foto: ReproduçãoJustiça espanhola condena torcedores por crimes de ódio racial contra o Vini Junior
Justiça espanhola condena torcedores por crimes de ódio racial contra o Vini Junior

O Tribunal Provincial de Madrid aplicou penas severas aos envolvidos. O principal acusado, responsável por divulgar as imagens do boneco nas redes sociais, recebeu 15 meses de prisão pelo crime de ódio racial e mais 7 meses por ameaças. Os outros três torcedores foram condenados a 7 meses de detenção por ódio racial e mais 7 meses por ameaças. Além das penas de prisão, eles terão que pagar multas que variam entre R$ 4.608 e R$ 6.938.

Como parte da sentença, os condenados também estão proibidos de se aproximar de Vinicius Junior e não poderão frequentar estádios de futebol quatro horas antes e depois das partidas do campeonato espanhol durante quatro anos. Outra condição imposta pela Justiça é a participação obrigatória em programas educativos sobre igualdade e não discriminação.

Foto: Reprodução/Redes SociaisVini Jr, jogador do Real Madrid
Vini Jr, jogador do Real Madrid

Os quatro torcedores, identificados como membros do grupo Frente Atlético e com idades entre 19 e 24 anos, já eram monitorados em jogos considerados de alto risco. Eles apresentaram uma carta de desculpas dirigida a Vinicius Junior, ao Real Madrid, à La Liga e à Federação Espanhola de Futebol, o que contribuiu para a redução de suas penas.

O caso ganhou grande repercussão e reforça o combate ao racismo no futebol, mostrando que atos discriminatórios terão consequências legais. A condenação serve como um alerta para que situações como essa não se repitam no esporte.

Comente