Ex-seleção, Formiga e Renata se reencontram em Timon e comentam sobre atual equipe
Formiga é a única atleta, incluindo homens e mulheres, a ter disputado sete Copas do MundoAs ex-jogadoras da seleção brasileira Formiga e Renata protagonizaram um reencontro na manhã desta terça-feira (29/07), na cidade de Timon, Maranhão. Formiga, volante, participou do lançamento da Taça das Favelas, realizado pela Central Única das Favelas (CUFA). O evento reúne atletas de todos os estados do Brasil e finaliza na etapa nacional, que acontece em outubro em São Paulo.
Formiga é a única atleta, incluindo homens e mulheres, a ter disputado sete Copas do Mundo. Ela esteve nas edições de 1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019. Formiga também marcou presença em sete edições dos Jogos Olímpicos. Em 2016, ela ganhou a Bola de Prata como Destaque no Futebol Feminino e também virou personagem de quadrinho para a Turma da Mônica.
Veja o momento:
Formiga não dispensou elogios à ex-companheira de equipe no reencontro e falou da importância do trabalho que Renata vem realizando no Piauí, à frente do Clube Atlético Piauiense (CAP).
"Uma pessoa que vem dando oportunidade para tantas meninas e sonhar que o lugar dela é aqui ou em qualquer outro lugar. Eu conheci a Coque, bem novinha, quando chegou na seleção já estava há muito tempo, mas sempre foi uma grande profissional. E eu tenho certeza que está realizando um excelente trabalho, vem acompanhando assim. Tenho certeza que a maior felicidade dela é ver uma das atletas dela hoje dentro da seleção brasileira. Pode ser no principal, tudo pode acontecer, numa base", fala Formiga.
Renata é vice-campeã da Copa do Mundo de 2007 na China. Entre suas principais conquistas, estão duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, e 2008, em Pequim. Além disso, Renata também conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, em 2003, em Santo Domingo, e em 2007, no Rio de Janeiro. Como treinadora, Renata Costa treinou equipes como Iranduba e 3B da Amazônia, além do Fortaleza, CERC, Recanto Interativo e atualmente está treinando o CAP.
Seleção Brasileira
Ainda durante o evento, Formiga comentou sobre a Seleção Feminina de Futebol, já que o Brasil será sede da próxima Copa do Mundo Feminina. O evento será realizado entre os dias 24 de junho e 27 de agosto, nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e Recife.
"Em questão a seleção brasileira, a gente torce para que em 2027 dê tudo certo, que a gente consiga de vez essa taça, que a gente possa mudar literalmente a situação do futebol feminino. Porque a gente, às vezes, de fora, acha que é uma coisa linda, maravilhosa, que está passando na TV. Mas existem clubes ainda que carecem de ajuda, de respeito por presidentes, de respeito por federações, que às vezes não dão oportunidade para o futebol feminino", comenta.

Formiga finalizou falando sobre o que espera do futebol daqui para frente com eventos, como o da CUFA, e a próxima edição da Copa do Mundo Feminina.
"Então, que o oba-oba não fique só antes, né? Que se transforme realmente depois de 2017. E que não só a Coque, mas tantas outras meninas que já passaram pela seleção brasileira, que fizeram história, que carregaram o piano lá atrás, tenham oportunidade de transformar vidas. Porque às vezes a gente fala assim: "Ah, mas é porque as meninas não querem". Não é questão de não querer ser uma treinadora. É oportunidade. Um curso na CBF hoje custa muito caro. Então, o que dá pra se fazer é: uma secretaria de esporte, junto com a confederação, ir até a CBF pedir que essas atletas possam se capacitar para estar ajudando o futebol feminino cada dia mais", finaliza.
Taça das Favelas
Do Piauí são aguardadas 32 seleções masculinas e cinco femininas; do Maranhão, nove municípios estarão representados, sendo eles: Matões, Parnarama, São João do Sóter, Afonso Cunha, Caxias, Colinas, Cedral, Coelho Neto e a delegação da cidade anfitriã do evento, Timon.

Durante o Congresso Técnico será lido o regimento da etapa estadual da Taça das Favelas, serão sorteados os confrontos; haverá um momento de bate-papo, fotos e vídeos com a jogadora convidada e momento de interação e lazer entre todas as delegações.
Ao final dos jogos estaduais, será montada a seleção com os jogadores destaque de toda a temporada. O anúncio será feito através do Instagram do campeonato. As seleções, masculina e feminina, viajam a São Paulo em outubro para disputar a fase nacional. Nessa etapa, Piauí e Maranhão podem vir a se enfrentar, caso caiam no mesmo grupo ou os dois cheguem até a final nacional.