Elas no tabuleiro: Campeonato piauiense de xadrez feminino reúne nomes do PI e MA
O torneio reuniu 36 participantes e foi um marco para o xadrez piauiense e maranhenseNeste sábado (08/03), o Clube de Damas do Xadrez Piauiense, em parceria com a Federação Piauiense de Xadrez, organizou um evento que reuniu 36 participantes de sete cidades dos estados do Piauí e Maranhão: Lusilândia, Barras, Timon, Caxias, Parnaíba, Oeiras e Teresina. O torneio aconteceu no Clube Teresinense de Xadrez e é considerado um marco para o xadrez feminino piauiense e maranhense.

Em conversa com o Conecta Piauí, Ilda Mara, representante do clube, explicou a importância do evento. "O objetivo da competição é incentivar a participação feminina no esporte, uma área onde, historicamente, as mulheres eram minoria. O Clube de Damas do Xadrez Piauiense foi fundado em 2023 com a missão de promover o xadrez entre as mulheres e criar um espaço para que mais jogadoras se envolvam no esporte", elucida.
Em Timon, o Professor Veloso é um dos principais expoentes do esporte. Ele conta que as enxadristas timonenses têm se destacado nas últimas competições. "Tivemos excelentes participações em quase todas as competições. Inclusive, nessa competição atual, onde conseguimos ser campeões. O xadrez estimula a estratégia lógica, disciplina, a honra do espelho com o adversário", comenta.

Gabriela Gonçalo dos Santos, jogadora de xadrez de Oeiras, falou sobre a importância do esporte em sua vida e como ele a ajudou a enfrentar desafios pessoais. "É um dia muito especial e é uma honra estar aqui hoje, celebrando essa data com o xadrez, que tem sido uma grande parte da minha vida", diz.
