Cartão de crédito: aliado ou vilão do seu orçamento? Saiba como usá-lo bem
O cartão de credito ainda é um instrumento financeiro para aquisição de créditoA facilidade em adquirir cartões de credito ou debito no Brasil fez com que a quantidade deles ultrapasse o número de habitantes. A pesquisa do Serasa indica que o brasileiro possui três ou mais cartão de crédito . O cartão de credito é uma das principais formas de pagamento no Pais, com 52 milhes de brasileiros utilizando-o como meio de pagamento.
De acordo com o Banco Central, a quantidade de cartões ativos passou de 96.9 milhões em dezembro de 2023 , para 212 milhões em dezembro de 2022, uma verdadeira revolução. Em que pese o surgimento do PIX, o cartão de credito ainda é um instrumento financeiro para aquisição de crédito, considerado um meio de compras e serviços, uma vez que, o crescimento do uso de cartões de credito tem sido impulsionado por promoções e programas de fidelidade, além da facilidade de uso e acesso ao credito.

Você sabe usá-lo?
Devido ao mau uso, pode levar o usuário a contrair dívidas que não poderá pagar. Por outro lado, o cartão de crédito, quando bem empregado, pode ajudá-lo a contornar certas dificuldades financeiras na hora de adquirir este ou aquele produto / serviço.
Como instrumento financeiro possui suas vantagens e desvantagens, aprender como usar o cartão de crédito é o melhor caminho para evitar criar novos problemas financeiros bem como contornar uma situação difícil e sair de uma situação vexatória do seu orçamento domestico.
Veja algumas dicas:
Uma primeira dica é quanto à quantidade de cartões: tenha o mínimo possível de cartões de crédito. Ao contrário do que as instituições financeiras falam toda vez que tentam lhe oferecer outro cartão, não há muita atratividade em manter diversos cartões, de diversas instituições, sob diversas bandeiras, evitando, portanto, o impulso consumista.
Outra medida para usar o cartão de crédito de forma adequada é controlar os gastos com o mesmo. Geralmente as pessoas, antes de um planejamento financeiro, já estão endividadas, isto é, em vez de controlar e evitar consumir sem o devido controle, começam gastando à vontade, sem nenhum planejamento e, a partir do momento em que se vêem em uma situação delicada é que começam a tentar fazer o controle dos gastos.
Aproveite um pouco do seu tempo livre para criar uma planilha (pode ser feita em papel, mas se feita no seu celular, você terá vantagens como a automatização de parte dos cálculos e informações) com todos os gastos, principalmente aqueles em cartões de crédito, comparando com o seu rendimento líquido mensal e comece a planejar a redução dos gastos a fim de que os valores possam ser pagos sem a necessidade de novas linhas de crédito ou empréstimo, caso necessite, faca um consignado uma vez que a incidência de juros é mais a baixa do mercado.
O Cartão de crédito precisa ser parte do seu orçamento mensal, do planejamento financeiro do mês, defina um limite para os gastos dentro do mês e respeite esta faixa, outra dica importante é usar o cartão de credito de uma instituição financeira reconhecida internacionalmente (motivo pelo qual geralmente tenha sempre único cartão de crédito, mas com bandeira reconhecida internacionalmente e em instituição financeira bastante responsável e tradicional)
Pague o seu cartão de credito no valor integral até o vencimento, evite pagar o mínimo, pois, o restante será refinanciado no credito rotativo com uma alta incidência de juros, perdendo somente para os juros do cheque especial.
Por derradeiro, lembre-se ao usar o seu cartão de credito o seguinte: o dinheiro só é virtual até a fatura chegar.
Valmir Martins Falcão Sobrinho
Economista e Advogado