Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasília

No Conecta Brasília, você mergulha nos bastidores do poder. Aqui, política é tratada com seriedade, clareza e um olhar apurado sobre os bastidores que moldam decisões no Congresso, no Planalto e além. Acompanhe análises, furos e conteúdos exclusivos sobre os caminhos, muitas vezes silenciosos, que definem os rumos do Brasil.

STF julga recurso de Carla Zambelli contra condenação por invasão ao CNJ

Zambelli foi condenada após o envolvimento com o hacker Walter Delgatti Neto
Conecta Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (6) o julgamento do recurso apresentado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) contra a condenação que lhe impôs 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Foto: Reprodução InstagramCarla Zambelli
Carla Zambelli

Zambelli foi condenada após o envolvimento com o hacker Walter Delgatti Neto, que teria inserido documentos falsos no sistema do CNJ, incluindo um mandado de prisão forjado contra o ministro Alexandre de Moraes. A ação, classificada como gravíssima, resultou também na perda de seu mandato e no pagamento de multa por danos morais coletivos.

O julgamento acontece em plenário virtual na Primeira Turma do STF, onde os ministros têm até o fim do dia para registrar seus votos. A defesa da deputada alega cerceamento de defesa e contesta a forma como as provas foram produzidas no processo.

Zambelli está atualmente fora do país e é considerada foragida pela Justiça brasileira. Há indícios de que ela esteja na Itália, onde possui cidadania. O STF já autorizou sua prisão preventiva e seu nome foi incluído na lista de procurados da Interpol.

Se os ministros mantiverem a decisão anterior, o processo será encerrado e a pena poderá ser executada imediatamente, o que intensifica o embate jurídico e político em torno do caso.

Comente