Câmara Federal realiza audiência pública para discutir fraude bilionária no INSS
Confirmaram presença no encontro, proposto pelo deputado federal Castro NetoCom o intuito de discutir suspeitas de irregularidades na concessão de empréstimos consignados a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Câmara Federal realiza, nesta quarta (2), às 16h, no Plenário 12, do Anexo 2, uma audiência pública com a presença de representantes da instituição, bem como do Tribunal de Contas da União(TCU), da Federação Brasileira de Bancos (Febrabran), da Defensoria Pública da União (DPU), e de entidades de defesa do consumidor. O encontro foi proposto pelo deputado federal Castro Neto (PSD-PI).
O parlamentar piauiense, que integra a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso), considera grave os reflexos do esquema de fraudes bilionárias descoberto pela Polícia Federal (PF) que envolvem a liberação de empréstimos consignados sem solicitação ou autorização de aposentados e pensionistas do INSS.

“O nosso papel enquanto integrante desta Comissão é debater e investigar denúncias relativas à ameaça ou violação de direitos da pessoa idosa, bem como acompanhar programas governamentais que impactam a população. Nosso foco é finalizar essa audiência com resolutividade e encaminhamentos sólidos”, disse Castro Neto.
Segundo auditoria do TCU, em 2023, foram registradas mais de 35 mil reclamações de empréstimos indevidos. No mesmo ano, o volume de consignados liberados chegou a R$ 89 bilhões. Há relatos de vítimas que amargaram prejuízos de R$ 160 mil.