Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Rafael Fonteles participa da posse do piauiense Carlos Brandão no STJ

Carlos Brandão assumirá o lugar da ministra Assusete Magalhães
Conecta Brasil

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou, nessa quinta-feira (4), em Brasília (DF), da solenidade de posse dos dois novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o piauiense Carlos Augusto Pires Brandão e Maria Marluce Caldas Bezerra. Eles agora compõem a corte superior e deverão integrar a 3ª Seção, responsável pelos casos criminais.

Rafael Fonteles desejou sorte e sucesso aos novos empossados, expressando seu apoio e desejo de que ambos sirvam ao STJ com sabedoria. “Desejo sorte e pleno êxito ao piauiense Carlos Brandão, empossado como ministro do Superior Tribunal de Justiça e também à procuradora de Justiça de Alagoas, Marluce Caldas, que também tomou posse. Que ambos exerçam suas funções com sabedoria, compromisso e dedicação à Justiça e ao Brasil”, acrescentou o governador.

Foto: Renato BragaRafael Fonteles participa da posse do piauiense Carlos Brandão no STJ
Rafael Fonteles participa da posse do piauiense Carlos Brandão no STJ

Carlos Brandão assumirá o lugar da ministra Assusete Magalhães, e Maria Marluce ocupará a vaga da ministra aposentada Laurita Vaz. Ambos foram nomeados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 20 de agosto, após a aprovação das indicações pelo Senado Federal.

Quem são os nomeados

Maria Marluce é uma jurista com foco em direitos humanos. Ela tem experiência no Juizado da Infância e da Adolescência e na Vara de Execuções Penais de Maceió e é pós-graduada em Direito Constitucional e Processual. Ao longo de sua carreira, alcançou feitos notáveis: foi a primeira mulher a atuar como promotora no Tribunal do Júri Popular de Maceió e a terceira a se tornar procuradora do Ministério Público de Alagoas. Ela foi o primeiro nome na lista tríplice do STJ para substituir a ministra Laurita Vaz e sua indicação oficial pelo presidente Lula ocorreu em julho de 2025.

Carlos Augusto Brandão foi indicado pelo presidente Lula em maio de 2025 para uma vaga no STJ reservada a juízes federais. Natural de Teresina, ele atua na magistratura desde 1997 e, desde 2015, é desembargador federal no TRF-1. Além de sua carreira jurídica, Carlos Brandão possui um forte histórico acadêmico. Ele tem mestrado em direito pela UFPE e doutorado em ciências jurídicas pela UFPB. Também é professor no Departamento de Ciências Jurídicas da UFPI.

Comente