Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Ciro Nogueira já foi alvo de diversas denúncias por propina e corrupção; entenda

Mesmo com 5 denúncias rejeitadas pelo STF, histórico inclui acusações de recebimento de milhões
Conecta Brasil

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), figura de destaque na política nacional e ex-ministro da Casa Civil no governo Jair Bolsonaro, acumula um histórico de investigações e denúncias por supostos esquemas de corrupção. Nos últimos anos, pelo menos cinco denúncias contra o parlamentar foram rejeitadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas os relatos de envolvimento em esquemas milionários persistem, especialmente no âmbito da operação Lava Jato e seus desdobramentos. Com informações do Portal UOL. 

Foto: ReproduçãoCiro Nogueira já foi alvo de diversas denúncias por propina e corrupção; entenda
Ciro Nogueira já foi alvo de diversas denúncias por propina e corrupção; entenda

A primeira grande denúncia veio à tona em novembro de 2016, quando a Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou Ciro de ter recebido R$ 2 milhões em propina da empreiteira UTC Engenharia. Em troca, o senador teria prometido favorecer a empresa em obras do Ministério das Cidades no estado do Piauí.

Em 2018, novos relatos surgiram a partir da delação de executivos da JBS. Segundo os delatores, Ciro teria recebido cerca de R$ 2,9 milhões em troca de apoio político à reeleição da então presidente Dilma Rousseff (PT), em 2014. Embora a Polícia Federal tenha concluído pela existência do crime de corrupção passiva, a PGR defendeu o arquivamento do caso, entendimento que foi acatado pelo STF.

O nome de Ciro Nogueira também aparece nas planilhas de propina da Odebrecht, em uma investigação que envolveu líderes do chamado "quadrilhão do PP", um grupo de parlamentares do Partido Progressistas acusado de desviar recursos públicos por meio de contratos com a Petrobras. Apesar das suspeitas, o senador não foi condenado em nenhuma dessas frentes.

Além das acusações de corrupção, o senador também foi investigado por tentativa de obstrução da Justiça. Em 2018, a PGR denunciou Ciro por supostamente tentar comprar o silêncio de José Expedito, um ex-assessor que prestava depoimentos no inquérito sobre o “quadrilhão do PP”. O caso também não teve desdobramentos judiciais até o momento.

Apesar da série de denúncias e das investigações da Polícia Federal, Ciro Nogueira segue exercendo normalmente seu mandato no Senado. Ele nega todas as acusações e afirma ser vítima de perseguição política.

Envolvimento com PCC 

Uma denúncia anônima enviada à Polícia Federal afirma que o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), teria recebido uma sacola com dinheiro em espécie de integrantes do PCC, em agosto de 2024. A informação foi divulgada pelo site ICL Notícias.

Comente