SEMARH entrega Selo Ambiental de ICMS Ecológico na Brazil Energy Conference
Selo é mecanismo de incentivo que premia municípios com bom desempenho em gestão ambientalA Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH) realizou a entrega dos certificados do Selo Ambiental de ICMS Ecológico nesta quinta-feira (05/06), no Centro de Convenções de Teresina, durante a realização do Brazil Energy Conference. O selo é um mecanismo de incentivo fiscal que premia municípios que demonstram bom desempenho em gestão ambiental e proteção dos recursos naturais.

Feliphe Araújo, secretário estadual do Meio Ambiente do Piauí, elucida que a premiação dos selos ambientais reflete o compromisso dos municípios com ações sustentáveis. "Estamos premiando os municípios que mais cuidam do meio ambiente, levando em conta critérios como resíduos sólidos, educação ambiental e conservação. Quem atinge o selo A recebe uma fatia maior dos recursos do SEMARH", explica.

Sobre a situação atual, ele aponta que o estado já apresenta bons resultados. "Mais de 70 municípios já alcançaram o selo A, o que mostra um avanço significativo. Ainda temos outros com selos B e C, mas vamos trabalhar com apoio técnico e recursos para que todos possam evoluir e captar mais investimentos", destaca o secretário.
Admaelton Bezerra, prefeito de São José do Piauí e presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), ressalta o orgulho da gestão municipal pela conquista do selo. "É o terceiro ano consecutivo que recebemos o selo A, um reconhecimento pelo nosso compromisso com a preservação ambiental. No Dia do Meio Ambiente, quero agradecer aos secretários e à população que colaboram diretamente com essas ações sustentáveis", afirma.

Marco Bona, secretário de Meio Ambiente de Campo Maior, enfatiza o avanço contínuo do município nas políticas ambientais. "Temos implementado ações efetivas em prol da preservação ambiental sob a liderança do prefeito João Félix. A evolução na pontuação mostra nosso progresso: 134 pontos em 2021, 160 em 2022, 270 em 2023 e agora, com 286 pontos, garantimos mais uma vez o selo A", ressalta.

Manoel Portela, prefeito de Aroazes, valoriza o empenho da gestão municipal no fortalecimento das ações ambientais. "Desde o início da nossa gestão, investimos na área ambiental com uma equipe qualificada, que começou com o ex-secretário Otto e segue com a secretária Lilia. Desde o primeiro ano alcançamos o selo A, e agora atingimos nossa nota máxima, ficando em terceiro lugar no estado com o selo A9. Vamos continuar trabalhando para, quem sabe, chegar ao primeiro lugar", destaca.
