Ministros do STF se preocupam com um fato na vitória de Trump nos Estados Unidos
Para os magistrados, existe um possível problema entre a proximidade de Bolsonaro e TrumpMinistros do Supremo Tribunal Federal (STF) manifestaram preocupação em relação à recente eleição presidencial nos Estados Unidos. Em especial, o foco recaiu sobre a presença do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) entre o seleto grupo de apoiadores que acompanharam Donald Trump na apuração dos votos, realizada na Flórida.
Para os magistrados, a presença de Eduardo é vista como um indicativo da proximidade entre o clã Bolsonaro e Trump, o que poderia abrir espaço para o pedido de retaliações contra integrantes do STF por parte do ex-presidente dos EUA.

Um exemplo dessas possíveis retaliações seria o avanço de um projeto de lei que visa impedir a entrada de ministros do STF nos Estados Unidos, alegando violações à “liberdade de expressão”. A proposta, apresentada por parlamentares do Partido Republicano, o mesmo de Trump, surge em resposta ao bloqueio da plataforma X (antigo Twitter) no Brasil, determinado pelo ministro Alexandre de Moraes.
O projeto, intitulado “Ato Sem Censores nas Nossas Fronteiras”, indica que futuras ações de políticos norte-americanos tendem a se concentrar em Moraes, sem direcionamento a outros ministros do STF. No entanto, Moraes afirmou que o resultado da eleição norte-americana não afetará sua atuação na Corte.
Fonte: Metrópoles