Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Duas crianças que passaram mal após comer carambolas recebem alta do HUT

A suspeita da família é de que o local pudesse estar contaminado por alguma substância tóxica
Redação

As duas crianças de quatro e seis anos que estavam internadas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) receberam alta médica na manhã desta terça-feira (08/07). Elas haviam sido hospitalizadas no último domingo (06/07), após passarem mal ao ingerirem carambolas encontradas no chão de um terreno baldio próximo à residência onde vivem.

A suspeita da família é de que o local pudesse estar contaminado por alguma substância tóxica, possivelmente veneno, o que pode ter provocado o mal-estar nas crianças. O caso deverá ser apurado pela Polícia Civil, que deve investigar as circunstâncias da contaminação.

Segundo informações da Fundação Municipal de Saúde (FMS), logo após consumirem as frutas, as meninas apresentaram sintomas de sonolência, sendo levadas inicialmente ao Hospital Municipal Mariano Castelo Branco, localizado na zona Norte da capital. Diante do quadro, elas foram transferidas para o HUT, onde permaneceram sob cuidados médicos até a estabilização do estado de saúde.

Foto: Mikeias di Mattos | Conecta PiauíHospital de Urgência de Teresina - HUT
Hospital de Urgência de Teresina - HUT

Na segunda-feira (07/07), o hospital já havia informado que as crianças mostravam sinais de melhora e respiravam normalmente, sem a necessidade de oxigênio suplementar. Com a evolução positiva do quadro clínico, ambas puderam retornar para casa nesta terça-feira.

Nota

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que, no dia 6 de julho, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para atender duas crianças, de 4 e 6 anos de idade, na zona norte de Teresina. Elas apresentavam sinais de sonolência após ingerirem carambolas encontradas no chão de um terreno abandonado nas proximidades de sua residência.

Segundo relatos de familiares e vizinhos, o local estaria contaminado por veneno supostamente aplicado pelos proprietários do terreno, que não residem na área.

As pacientes foram inicialmente encaminhadas ao Hospital Mariano Castelo Branco, onde receberam os primeiros cuidados, e, posteriormente, transferidas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde permanecem internadas. Ambas estão sob acompanhamento pediátrico e neurológico, apresentam quadro clínico estável.

A FMS reforça que segue as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), motivo pelo qual informações clínicas detalhadas são fornecidas exclusivamente a familiares e/ou responsáveis legais, mediante comparecimento à unidade de saúde.

Comente