SSP-PI lança revista inédita sobre segurança pública no estado
Publicação reúne artigos de especialistas e quer ser referência nacional no setorA Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) lançou a primeira edição da Revista Piauiense de Segurança Pública, publicação inédita que reúne artigos e análises de profissionais da área, pesquisadores e gestores públicos. Sob curadoria editorial da delegada Eugênia Villa, a revista busca compartilhar experiências, reflexões e avanços, fortalecendo o debate e a produção de conhecimento para a construção de um estado mais seguro e justo.

O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, afirma que a revista representa um convite para a sociedade participar de um debate sobre segurança pública baseada em evidências. “Reunimos estudos de doutores de diversas áreas, mostrando que políticas públicas não podem ser feitas no achismo. Tecnologia, perfil genético em crimes sexuais e questões sociais estão aqui. Queremos que a revista seja referência no Brasil, fomentando um debate democrático, com participação da sociedade e não apenas a visão estatal”, destaca.

O comandante-geral da Polícia Militar, Scheiwann Lopes, ressalta que a revista aprofunda o debate sobre segurança pública ao envolver sociedade civil, forças de segurança e segmentos sociais. “É um espaço para trazer ciência, cultura e conhecimento, contribuindo para decisões mais embasadas dos gestores. Precisamos aliar o mundo acadêmico às instituições, mensurar e analisar problemas para buscar soluções dentro do estado democrático de direito, garantindo paz e segurança para todos”, frisa.

O delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, ressalta a relevância da publicação ao reunir conhecimentos de diferentes áreas. “A revista traz artigos de profissionais do Piauí e de outros estados, abordando temas como crimes ambientais, cybercrime e responsabilidade do Estado em prisões arbitrárias. É um material rico, que vou ler com atenção, pois contém muito aprendizado”, enfatiza.

O delegado Charles Pessoa avalia que o lançamento da revista e a homenagem ao secretário representam um marco para a Segurança Pública no estado. “É mais um momento de destaque para a Secretaria, que vem adotando uma gestão inovadora, baseada em dados, pesquisas e ciência. Esse trabalho, fruto do esforço de profissionais comprometidos, certamente vai auxiliar na tomada de decisões e gerar resultados positivos para a sociedade”, pontua.

Durante a solenidade, o secretário Chico Lucas foi homenageado. O presidente da OAB Piauí, Raimundo Júnior, destaca que a homenagem ao secretário reforça um legado de transformação. “Chico Lucas é um profissional admirado pela capacidade de transformar, tendo deixado sua marca na OAB e agora na Segurança Pública do estado. A Ordem segue de portas abertas para cooperar com todas as instituições, contribuindo também para o fortalecimento da segurança, que é parte do nosso compromisso social”, ressalta.
