SSP-PI empossa Diretoria Executiva dos Conselhos Territoriais em Teresina
Conselhos vão promover reuniões mensais e aproximar sociedade da segurança públicaA Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deu posse a Diretoria Executiva dos Conselhos Territoriais de Segurança Pública de Teresina (CONSETs) nesta terça-feira (26/08).

Os CONSETs atuam dentro das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), promovendo o diálogo entre sociedade e poder público. Além disso, atuam na implementação de políticas preventivas e a construção de soluções conjuntas para a melhoria da segurança nos municípios piauienses.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, comenta sobre a criação dos Conselhos Territoriais de Segurança Pública. “Segurança pública é um tema transversal que passa por várias áreas da sociedade e exige integração com a população. Com os conselhos, teremos reuniões mensais em cada área integrada de segurança, onde comandantes e delegados serão obrigados a ouvir as pautas sociais e prestar contas das ações realizadas. Esse modelo fortalece o controle social e a prevenção, colocando a comunidade como protagonista na construção de uma segurança mais cidadã”, explica.

O coronel Renato Alves, diretor de Polícia Comunitária, ressalta a importância da integração entre comunidade e forças de segurança. “Os conselhos permitem que a população proponha melhorias, acompanhe as atividades policiais e desenvolva campanhas em parceria com a segurança pública. Como quem conhece a realidade é quem vive na comunidade, esse diálogo aumenta a chance de acertos. Além disso, os conselhos terão reuniões mensais com delegados e comandantes de batalhão, discutindo não apenas segurança, mas também questões como iluminação, terrenos baldios e infraestrutura, que impactam diretamente na prevenção ao crime”, destaca.

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, destaca o papel dos novos empossados nos Conselhos Territoriais. “Segurança pública não é apenas responsabilidade da polícia, mas de um conjunto que envolve instituições, sociedade civil e poderes constituídos. Esses conselhos criam um canal direto com a população, garantindo que as lideranças comunitárias possam trazer sugestões, demandas e ideias. Dessa forma, conseguimos avançar em políticas públicas mais eficazes e alinhadas às necessidades reais do nosso povo”, afirma.
