SPIA: Governador inaugura novo sistema de câmeras de segurança com IA em Teresina
Projeto soma mais de 3.500 câmeras integradas e 16 totens de emergência no PiauíO governador Rafael Fonteles inaugurou neste sábado (16/08) o novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado na sede da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em Teresina. O espaço passa a centralizar os principais canais de comunicação entre o cidadão e as forças de segurança, como o 190, o B.O. Fácil e os totens interativos, além de reunir tecnologias de radiocomunicação e videomonitoramento.

Durante a solenidade, também foi lançado o Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA). Inicialmente implantado na capital, o projeto conta com 629 postes inteligentes e mais de 1.200 câmeras de última geração. Com a integração desses novos equipamentos às já existentes no estado, o Piauí passa a operar com um total superior a 3.500 câmeras conectadas.

O sistema foi desenvolvido em parceria entre a SSP e a Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi). Ele permitirá funcionalidades avançadas, como leitura de placas veiculares, reconhecimento facial, análise de comportamento e registro de entrada e saída de veículos.
Além disso, serão instalados 16 totens interativos em áreas de grande circulação, possibilitando o acionamento imediato em situações de emergência. Todo o conjunto será monitorado a partir de uma central equipada com um supercomputador da Etipi, capaz de integrar imagens de órgãos públicos e também de câmeras privadas.

O governador Rafael Fonteles destacou a importância da integração tecnológica para fortalecer a segurança pública.
“Aqui na sede da Segurança Pública, ao lado do gabinete do secretário Chico Lucas, portanto perto da tomada de decisão, teremos condições de dar uma resposta mais rápida a partir do que a tecnologia nos permite. Serão mais de 1.200 câmeras específicas da Segurança Pública, que vão se somar a mais de 1.300 da Educação e de outros órgãos do Estado e do município. Em breve, vamos permitir também a integração das câmeras privadas, de lojistas e cidadãos que queiram colaborar, para facilitar o tempo de resposta e a resolutividade de eventuais crimes. Como sempre afirmamos, segurança se faz com inteligência e integração. Este é um passo importantíssimo nessa direção, com câmeras moderníssimas que não deixam a desejar em nenhum lugar do mundo. Agradeço ao senador Marcelo Castro por destinar uma emenda de R$ 30 milhões para esse projeto”, afirmou.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, ressaltou as funcionalidades do novo sistema.
“O diferencial é que são 1.200 câmeras só da Segurança Pública, integradas a milhares de outras da Educação, Saúde, Transporte e, em breve, também das redes particulares. Elas vão utilizar inteligência artificial para leitura de placas e reconhecimento facial. Por exemplo, se identificarmos em um espaço público um procurado, será acionada imediatamente uma equipe policial via rádio. Tudo foi pensado e planejado. Primeiro, reforçamos a comunicação com o rádio, depois melhoramos a escuta com o 190 e o B.O. Fácil. Agora estamos aprimorando a visão, e aqui no CICC temos o cérebro, onde tudo é processado para que os braços da segurança pública, que são os homens e mulheres nas ruas, atuem com muito mais firmeza e eficiência”, disse.

O delegado Matheus Zanatta também reforçou a importância do investimento.
“É um presente para Teresina, no aniversário da nossa capital, graças a uma emenda do senador Marcelo Castro, de R$ 30 milhões. Com o SPIA, mais de mil câmeras serão instaladas em Teresina e em Parnaíba, garantindo o combate ao crime, principalmente ao roubo e furto de veículos. Quem ganha com isso é a população piauiense”, declarou.