Para coibir reincidência, Chico Lucas extingue Delegacia de Proteção ao Menor
Segundo o secretário, crimes cometidos por menores serão apurados por unidades especializadasA Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), por meio do secretário Chico Lucas, anunciou nesta sexta-feira (15/08) a desativação da Delegacia do Menor Infrator, unidade responsável por investigar atos infracionais cometidos por adolescentes.

A decisão ocorre poucos dias após o assassinato do adolescente Alex Mariano Nascimento Moura, de 15 anos, atleta da equipe sub-16 do River Atlético Clube, que morto a tiros dentro de uma escola pública na zona sul de Teresina.
Segundo o secretário Chico Lucas, a mudança visa garantir maior rigor nas apurações e adequar os procedimentos à legislação vigente. Com a extinção da delegacia, as investigações de crimes cometidos por adolescentes passarão a ser conduzidas diretamente por unidades especializadas, conforme a natureza do delito, como o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), a Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DENARC) e a Delegacia de Repressão a Furto e Roubo de Veículos (DRFV).
“Com esse triste caso da morte do adolescente, pontuamos que sejam feitas mudanças importantes na forma como a Polícia Civil do Piauí irá investigar crimes cometidos por menores infratores. Precisamos garantir que casos graves, como homicídios, tráfico e crimes ligados a organizações criminosas, sejam apurados com o mesmo rigor aplicado aos crimes cometidos por adultos”, afirmou o secretário nas redes sociais.
Assista: