Padre que mantinha relacionamento é afastado no Piauí após vazamento de vídeos
De acordo com a decisão, o sacerdote está proibido de celebrar publicamente sacramentosA Diocese de Floriano anunciou, por meio de nota oficial, o afastamento do padre Vinícius José de Madeira Messias de todo e qualquer exercício público do ministério sacerdotal. A medida, segundo o comunicado assinado pelo bispo diocesano, Dom Júlio César Souza de Jesus, tem caráter pastoral e administrativo, com duração por tempo indeterminado.

O caso ganhou grande repercussão após vídeos íntimos do padre e uma mulher serem vazados. O Conecta Piauí teve acesso a este conteúdo, possivelmente gravado pela própria mulher, que foram bastante compartilhados.
De acordo com a decisão, o sacerdote está proibido de celebrar publicamente sacramentos e sacramentais, assim como de presidir ou concelebrar a Eucaristia com a participação de fiéis, exceto nos casos previstos pelo direito canônico, como o atendimento a fiéis em perigo de morte.

A Diocese afirma que a medida foi tomada com “espírito de prudência”, visando o bem da Igreja, o cuidado com o povo de Deus e a devida atenção à pessoa do sacerdote.
Após a divulgação da nota, o próprio padre Vinícius se manifestou em em um grupo de WhatsApp confirmando a decisão. Ele disse ter entregado voluntariamente o ministério sagrado, embora reconheça que, para a Igreja, o ato seja registrado como afastamento.
“Foi escolha e decisão minha. Os jornais e sites estão corretos, pois é uma informação oficial, mas aconteceu mesmo: eu entreguei o ministério”, declarou o religioso.
CONFIRA A NOTA:
