Polícia Militar entrega uniforme de instrução a nova turma do Curso de Formação
Solenidade marca fim da fase inicial do curso e início do estágio operacional da turma 2025A Polícia Militar do Piauí realizou, nesta segunda-feira (18/088), no Centro de Educação Profissional da PMPI (Cefap), a solenidade de entrega do primeiro uniforme de instrução da nova turma do Curso de Formação de Soldados (CFSD/2025). O ato marca, oficialmente, o término do período de formação profissional e a autorização para que os alunos passem a utilizar a farda como uniforme de instrução, durante a etapa do estágio operacional.

O evento reforçará a importância da farda como símbolo de compromisso, honra e responsabilidade do policial militar, além de consolidar a identificação do futuro policial com a missão de servir e proteger a sociedade piauiense.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, destacou a importância da nova etapa do curso de formação. "Cada turma que formamos representa um avanço para a instituição e para a sociedade. Esses alunos passaram por um processo intenso de aprendizado, tanto teórico quanto prático, que os prepara para deixar de ser civis e assumir o papel de policiais militares. Entregamos hoje mais de 650 homens e mulheres prontos para servir e proteger o povo piauiense, o que é motivo de orgulho para eles, para suas famílias e também para a corporação", afirma.

O diretor do Cefap, coronel Sá Júnior, ressaltou o empenho da equipe no processo de formação dos novos soldados. "Foi um trabalho construído a muitas mãos, com dedicação e determinação, para que esses alunos passassem da condição de civis para policiais militares. O uniforme que eles recebem simboliza uma segunda pele, que será usada todos os dias em defesa da sociedade, muitas vezes de pessoas e lugares que eles nem conhecem. Com mais de mil horas de aulas teóricas e práticas, essa turma de 2025 recebeu uma preparação diferenciada e está pronta para servir ao povo piauiense", enfatiza.

O subcomandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Costa Lima, destacou a importância da solenidade para os alunos e seus familiares. "Esse é um momento ímpar, em que os soldados recebem a farda que simboliza sua nova família, a Polícia Militar. Eles se afastaram de suas casas para enfrentar um curso exigente, que exige disciplina e dedicação, e hoje compartilham essa conquista com seus entes queridos. É uma antecipação da formatura que ocorrerá no dia 25, quando estarão oficialmente prontos para servir à sociedade piauiense. Por isso, é fundamental que a família esteja presente, apoiando e celebrando essa escolha de vida que exige coragem e compromisso", ressalta.
