Chico Lucas: ‘Não é mais o Estado quem decide o que vira boletim de ocorrência’
Secretário diz que WhatsApp dá voz direta à população e rompe filtros estatais no registro de crimesDurante entrevista ao Podcast Opinião Segura, realizada em meio à I Conferência de Segurança Pública – iLab Segurança 2025, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, comentou sobre uma mudança significativa no processo de registro de ocorrências no estado. A partir desta semana, cidadãos piauienses já podem registrar boletins de ocorrência (BO) diretamente pelo WhatsApp, sem a necessidade de comparecer a uma delegacia ou depender da intermediação de agentes públicos.

Segundo o secretário, a nova ferramenta tem como objetivo colocar o cidadão no centro do processo de segurança pública, descentralizando o controle sobre a narrativa da violência.
“O BO, na maioria dos estados, é feito pela Polícia Civil. No Piauí, nós já tínhamos passado essa atribuição para a Polícia Militar. Agora, avançamos ainda mais: liberamos o registro pelo WhatsApp para qualquer cidadão. A narrativa da violência é de quem sofreu a violência. Quem vai fazer o BO é o cidadão, sem nenhum controle estatal”, afirmou.
Chico Lucas informou que, em apenas três dias após o lançamento da iniciativa, mais de dois mil atendimentos foram realizados e aproximadamente 600 boletins de ocorrência já haviam sido registrados por meio do aplicativo. Ele reforçou que o registro é feito de forma simples, com o cidadão podendo comunicar qualquer fato diretamente pelo WhatsApp, a qualquer hora do dia.
O secretário também fez uma analogia com os sentidos do corpo humano para ilustrar a importância da escuta ativa por parte do sistema de segurança. “O nariz e os ouvidos são os únicos orifícios que não têm esfíncter, porque não podemos viver sem respirar e sem ouvir. Infelizmente, os órgãos de segurança, com o BO, não ouvem. Isso explica o sub-registro de notificações. Mas essa realidade está mudando no Piauí. Agora, todo BO pode ser registrado por qualquer cidadão, sem o crivo ou controle de nenhum agente estatal.”
A medida faz parte de um conjunto de ações voltadas à modernização da segurança pública no estado, com foco em inovação, tecnologia e aproximação com a população. De acordo com Chico Lucas, facilitar o registro de ocorrências é uma estratégia para combater a subnotificação de crimes, melhorar a coleta de dados e promover políticas públicas mais eficazes.
Assista o trecho da entrevista:
Para assistir a entrevista completa, clique aqui!