Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Transporte de animais sem inspeção pode causar danos à saúde, alerta Adapi

A apresentação da documentação é importante para garantir que não haja praga ou outros problemas

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) alertou sobre o transporte clandestino de animais e alimentos para consumo sem qualquer tipo de inspeção ou certificação. A apresentação da documentação é importante para garantir que não haja praga e que o produto transportado seja confiável, ou seja, não apresente risco de causar doenças após o consumo.

Foto: Divulgação/PRFAnimais apreendidos sem a devida fiscalização
Animais apreendidos sem a devida fiscalização

O alerta da Adapi é feito após a apreensão, no último dia 24, de mais de uma tonelada de animais marinhos e 600 kg de bananas. Nesse dia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de uma tonelada de animais e organismos de origem marinha que estavam sendo transportados sem documentação necessária exigida por lei, sem a devida inspeção sanitária.

Além disso, 25 animais marinhos foram resgatados vivos. Dentre os seres apreendidos, estavam: estrelas-do-mar; camarões; lagostas; caranguejos polvos e peixes.

Alguns produtos que não tinha condição de ser aproveitados, como a carga de banana, foram destruídos porque havia risco de conterem alguma praga.

Comente