Sesapi recebe kits de instrumental cirúrgico para auxiliar procedimentos
A ação corresponde a um investimento de R$ 15 milhões da Sesapi, oriundos de emenda parlamentarA Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu mais 25 novos kits de instrumentais cirúrgicos, que serão destinados para os hospitais da rede estadual da saúde. A iniciativa, que já disponibilizou 90 caixas com equipamentos, faz parte do plano de expansão dos serviços de média e alta complexidade no Estado.
Os equipamentos serão destinados para cirurgias cardíacas, neurológicas, otorrinolaringológicas, oftalmológicas, vasculares e obstétricas, além de outros procedimentos por videolaparoscopia. A ação corresponde a um investimento de R$ 15 milhões da Sesapi, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Francisco Costa, para a aquisição de 500 novos kits de instrumentais cirúrgicos.

Para o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, a renovação e ampliação do acervo de instrumentais cirúrgicos refletem diretamente na qualidade e segurança dos procedimentos realizados pelas unidades de saúde.
“Instrumentais adequados e em bom estado são fundamentais para o sucesso das cirurgias, reduzindo riscos de infecções e complicações cirúrgicas, por exemplo. Além disso, cirurgias mais seguras e eficazes resultam em menores períodos de internação, o que otimiza o uso dos leitos hospitalares e melhora o fluxo de atendimento”, explicou o gestor.
Unidades que serão contemplada com a renovação de materiais cirúrgicos:
- Hospital Getúlio Vargas;
- Hospital Infantil Lucídio Portella;
- Hospital da Polícia Militar;
- Hospital Estadual José Furtado de Mendonça (São Miguel do Tapuio);
- Hospital Estadual Gerson Castelo Branco (Luzilândia);
- Hospital Regional Francisco Ayres Cavalcante(Amarante);
- Hospital Regional Leônidas Melo (Barras);
- Hospital Regional de Campo Maior
- Hospital Regional Chagas Rodrigues (Piripiri)
- Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz (São Raimundo Nonato);
- Hospital Estadual Norberto Moura (Elesbão Veloso);
- Hospital Estadual José de Moura Fé (Simplício Mendes);
- Hospital Regional Manoel de Sousa Santos (Bom Jesus);
- Hospital Regional Tibério Nunes (Floriano);
- Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Parnaíba);
- Novo Hospital de Picos.