Promotor diz que precariedade na saúde em Teresina é uma situação 'insustentável'
Eny Pontes é titular da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada em saúde públicaO promotor Eny Pontes, titular da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa da saúde pública comentou sobre a situação da saúde pública na capital piauiense. Eny relata que a situação fica cada dia mais insustentável e ressalta as tentativas do Ministério Público de contornar a situação.

O promotor ressalta os esforços do Ministério Público para melhoras as condições do sistema de saúde pública de Teresina.
"Desde o início da crise o Ministério Público tem agido, seja através de procedimentos, seja por audiências públicas, por recomendações ao presidente da Fundação Municipal de Saúde e ao atual gestor. Entramos já com diversas ações judiciais, algumas inclusive já definidas, porém, ainda não cumpridas. Ou seja, o Ministério Público tem agido, a Promotoria de Saúde tem agido, porém é necessário um esforço em conjunto com a gestão municipal", relata.

Além disso, Eny também dá mais detalhes da situação atual do sistema de saúde, que vem sendo alvo de duras críticas por parte da população, que anseia por condições melhores para o sistema básico de saúde.
"As coisas só tem piorado, são estruturas sem manutenção predial, equipamentos sem manutenção, muito por parte de não pagamento das empresas. Empresas essas que tem cinco, seis faturas como crédito dentro da prefeitura e aí não tem mais condições de fornecer os serviços. E isso prejudica quem? Os pacientes e os profissionais" afirma.
Leia também:
Sem bebedouro, funcionários de UBS improvisam com garrafa térmica para saciar sede
‘Está instaurado o caos’, diz presidente do Conselho Municipal de Saúde de THE