Número de vítimas de acidentes de trânsito no HUT bate recorde com aumento de 13%
Em julho foram 965 pessoas envolvidas nesse tipo de acidente, em média, 31 atendimentos por diaDe acordo com dados do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o número de pessoas com lesões causadas por acidentes de trânsito, atendidas na unidade, bateu recorde no mês passado, ultrapassando a demanda de 2017. Conforme os dados, em seis anos houve um acréscimo de 13% nas hospitalizações por acidentes de trânsito.

Em julho foram 965 pessoas envolvidas nesse tipo de acidente, em média, 31 atendimentos por dia. Foram contabilizados todos os atendimentos de trauma da capital e região em atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria dos pacientes atendidos foi de acidentes com motocicletas, num total de 839, seguidos pelos pedestres, com 86 atropelamentos e ocupantes de automóveis, com 40 vítimas.
De acordo com o diretor técnico do HUT, Ítalo Costa, “maior parte destas vítimas, principalmente os que se envolvem em acidentes com motos, precisam de cuidados posteriores, além da assistência imediata, o que implica em uma internação, em alguns casos com necessidade de cirurgias, sendo as ortopédicas e cirurgias da face as mais frequentes e isso tem um impacto significativo, com a ocupação de leitos, necessidade de intervenções cirúrgicas, além da principal preocupação que são as sequelas físicas que ficam por causa dos traumas sofridos com o acidente”.
O HUT chama a atenção para a importância da prevenção no trânsito, excesso de velocidade, ingestão de álcool e uso do celular, que são alguns dos principais fatores que podem levar a um acidente de trânsito. Essas emergências têm um aspecto particular: a maioria delas é evitável. “Ser responsável no trânsito é decisivo para diminuir os acidentes e evitar sobrecarregar o sistema de saúde”, conclui Anderson Dantas, diretor geral.