Acidentes com motos lideram volume de entradas no HUT
Esse meio de transporte representa 86% de todos os sinistros de trânsito que dão entradaO Hospital de Urgência de Teresina (HUT), maior pronto de atendimento do Estado, vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS), atendeu ao longo desse ano 3.979 ocorrências de vítimas de acidentes no trânsito.
Na comparação com o mesmo período, nota-se um aumento de 10% no total. As motos foram as principais responsáveis pelos acidentes, esse meio de transporte representa 86% de todos os sinistros de trânsito que dão entrada na urgência do HUT.

“É um público mais vulnerável a sofrer lesões no caso de se envolver em um sinistro de trânsito. Cerca de 43% das vítimas exigem internação e cirurgias por lesões ósseas ligadas a fraturas de pernas, braços e quadril até lesões mais complexas como traumas cranianos, faciais e torácicos”, revela o médico Anderson Dantas, diretor-geral do HUT.
Em maio, mês do ano que tem a campanha “Maio Amarelo”, que busca justamente chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, o Hospital registrou um aumento de 12% nos casos de acidentes de trânsito. Foram 918 entradas desse perfil, o maior número desde dezembro do ano de 2020.
Em mais de 70% dos acidentes, o condutor é do sexo masculino. A maioria dos casos está concentrada em pessoas entre 21 a 40 anos. Dados da Unidade Estatística mostram ainda que em 72%, maior parte desses motoristas, motociclistas e pedestres envolvidos em acidentes aconteceram em Teresina, 22% são do interior do Estado e 6% de outras cidades, sobretudo da região dos Cocais Maranhense.
O HUT completou 15 anos de fundação no último dia cinco de maio. A unidade de saúde é uma referência em alta complexidade de traumas avançados e em diversas especialidades de urgência e emergência.
Fonte: Prefeitura de Teresina