Antes de operação da PF, Trump envia carta em apoio a Bolsonaro
Trump diz estar “muito preocupado” com o que considera um tratamento injusto contra BolsonaroO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta quinta-feira (17) uma carta aberta endereçada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, na qual demonstra solidariedade e faz duras críticas ao sistema político e judicial do Brasil. O conteúdo foi divulgado por Trump em sua rede social, a Truth Social.

Na mensagem, Trump diz estar “muito preocupado” com o que considera um tratamento injusto contra Bolsonaro. Segundo ele, o ex-presidente brasileiro estaria sendo alvo de perseguição por parte de um sistema que “se voltou contra ele”. “Esse julgamento deve acabar imediatamente”, declarou.
Trump também fez elogios à liderança de Bolsonaro, afirmando que não se surpreende com o bom desempenho dele nas pesquisas e o descrevendo como “um líder forte e respeitado” durante o tempo em que esteve à frente do governo.
Além das palavras de apoio, Trump anunciou medidas concretas: os Estados Unidos vão aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil a partir de 1º de agosto. De acordo com o presidente norte-americano, a decisão está diretamente relacionada à forma como Bolsonaro vem sendo tratado pelas autoridades brasileiras.
Confira a carta
Prezado Sr. Bolsonaro,
Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo pelas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Este julgamento deve acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do governo atual. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar opositores políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei observando atentamente.
Atenciosamente,
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA