Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Senador Marcelo Castro manifesta pesar pela morte de Niède Guidon

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), natural da região, manifestou seu pesar
Redação

A arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon faleceu nesta quarta-feira (04/06), aos 92 anos, deixando um dos legados mais significativos para a ciência e a cultura brasileira. Reconhecida internacionalmente por seu trabalho pioneiro na Serra da Capivara, no Piauí, Guidon revolucionou a arqueologia no Brasil e no mundo, ao apresentar evidências de que o povoamento das Américas teria ocorrido há cerca de 50 mil anos, muito antes do que indicavam as teorias tradicionais. O senador Marcelo Castro (MDB-PI), natural da região, manifestou seu pesar:

Niède Guidon nos deixa aos 92 anos.

Foram décadas de luta e trabalho que resultaram na descoberta de novos caminhos para a nossa história.

Quem somos, de onde viemos? Com base em evidências arqueológicas, foi pioneira ao defender que o povoamento do continente americano teria ocorrido muito antes do que se acreditava até então: há 50 mil anos.

Foto: ReproduçãoSenador Marcelo e Niède Guidon
Senador Marcelo e Niède Guidon



Renomada cientista, enfrentou grandes obstáculos para preservação do patrimônio cultural e natural do país. Foi grande responsável por transformar a Serra da Capivara, na região de São Raimundo Nonato, em um dos mais relevantes sítios arqueológicos do mundo. No local, fundou o Museu do Homem Americano.

O legado de Niède é eterno, nada o apaga. Está nas pedras que descobriu, na história que ajudou a (re)contar, nos nossos corações. Obrigado por tudo!

Comente