Ex-prefeito de Paulistana é multado após gastos de R$ 7 milhões sem comprovação
TCE-PI apontou falhas na gestão da frota municipal e determinou novas regras de controleO Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) identificou um gasto de mais de R$ 7 milhões em combustíveis, lubrificantes e serviços de manutenção sem comprovação na gestão do ex-prefeito de Paulistana, Joaquim Júlio Coelho. A irregularidade foi constatada durante inspeção na frota de veículos e máquinas do município, referente ao exercício de 2023. As informações são do Lupa1.

O levantamento mostrou ausência de normas internas para rotinas da frota, inexistência de sistema informatizado para monitorar abastecimentos e manutenções, cadastros incompletos, veículos sem identificação visual e bens não incluídos no inventário patrimonial. Também não havia fiscais de contratos formalmente designados.
A Segunda Câmara Virtual do TCE-PI aplicou multa ao ex-prefeito e determinou que a atual administração, em até 180 dias, crie um manual de procedimentos, implante controles de gastos e cadastros completos dos veículos, regularize a documentação no Detran e adote plano de manutenção preventiva.
Por maioria, o colegiado decidiu ainda instaurar uma Tomada de Contas Especial para apurar responsabilidades, quantificar o dano e investigar a aplicação dos recursos públicos destinados à frota municipal.