Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Com posto de identificação inaugurado na CMT novo RG poderá ser emitido em julho

A ação visa atender à demanda da população de Teresina por documentos de identificação

O posto do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, localizado na sede da Câmara Municipal de Teresina, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (30/06). O posto é uma iniciativa conjunta para agilizar o processo de emissão de Carteiras de Identidade (RG) na capital piauiense. A ação visa atender à demanda da população de Teresina por documentos de identificação.

"Queremos transformar o Piauí no Estado mais digital do país, por isso estamos expandindo o trabalho do Instituto de Identificação, licenciando e coletando a biometria dos cidadãos piauienses. Podemos ressaltar, que em breve o estado vai prestar os serviços pela nova plataforma Gov.pi, no entanto, para quem não tem acesso à tecnologia, temos que disponibilizar locais de atendimento em órgãos públicos", informou o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.

Foto: Conecta PiauíPosto do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco em Teresina
Posto do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco em Teresina

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a SSP e a CMT. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), o objetivo é levar cidadania para a população.

“Essa é apenas uma das ações que estamos desenvolvendo no nosso trabalho da presidência da Câmara Municipal de Teresina com o objetivo de levar cidadania para a população, a casa está de portas abertas”, disse.

Foto: Conecta PiauíEnzo Samuel
Enzo Samuel

Segundo o secretário Chico Lucas, em breve os serviços serão fornecidos pela plataforma GOV.PI.

"Que a gente expanda o serviço desse novo instituto de identificação digital de recensear todos os cidadãos, de coletar a biometria deles. Em breve o estado vai fornecer os serviços pela nova plataforma GOV.PI, mas para aquelas pessoas que não tem acesso à plataforma, nós também temos que disponibilizar locais de atendimento em órgãos públicos", pontuou.

Foto: Conecta PiauíChico Lucas
Chico Lucas

A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita. Além disso, idosos e pessoas com deficiência também têm direito à gratuidade. O posto começa a funcionar na próxima segunda-feira (03) e o horário de atendimento seguirá o padrão da rede de postos do Instituto, das 8h às 17h.

Comente