Parnaíba dá início ao São João 2025 com festival estadual de quadrilhas
Abertura ocorreu no quadrilhódromo e marca o começo de um mês de cultura, tradição e alegriaFoi aberta oficialmente na noite deste domingo (01/06) a programação do São João da Parnaíba 2025. A cerimônia de abertura ocorreu no quadrilhódromo da cidade, reunindo diversas atrações, como apresentações de quadrilhas nas categorias mirim e adulto, além de grupos de bumba meu boi, também nas duas categorias.

Este ano, o evento inova ao sediar, pela primeira vez, o Festival Estadual de Quadrilhas, que ocorrerá no fim do mês, reunindo grupos de várias regiões do Piauí.
Durante a solenidade de abertura, o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel, destacou a importância da festa para a cidade e para a cultura nordestina. “É com imensa alegria que damos início, hoje, ao maior e mais bonito São João do Brasil! Nossa cidade se transforma em um grande palco de cultura, tradição, alegria e amor. Cada detalhe dessa festa foi preparado com muito carinho para receber você, sua família e todos que vêm celebrar conosco”, afirmou.

O gestor ainda destacou que o mês de junho será marcado por reencontros, espetáculos e fortalecimento das tradições. “Quero agradecer a cada servidor, cada artista, cada trabalhador e cada parnaibano que, juntos, tornam possível essa grande festa. Que os festejos juninos encham nossos corações de esperança, união e felicidade. Viva São João! Viva Parnaíba! Viva nosso povo!”, concluiu.
O superintendente de Cultura de Parnaíba, Gabriel Araújo, também ressaltou a grandiosidade do evento. “É um evento muito importante para o nosso Estado, já considerado um dos maiores do Piauí. Este ano, atendendo a um pedido do prefeito, temos o apoio integrado das secretarias de Cultura, Educação, Infraestrutura e outras. Estamos trabalhando de forma unida para entregar um dos maiores São João que o Parque da Iberia já viu”, destacou.

Gabriel também explicou que a programação inclui a descentralização das atividades culturais. “A partir do dia 6, teremos diariamente apresentações de bois, quadrilhas, escolas, Centros de Referência da Infância (CRIs) e também shows musicais com bandas locais. Queremos levar a cultura a quem não tem acesso ao quadrilhódromo”, completou.