Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Piauí apresenta propostas climáticas em reunião preparatória para a COP30

Estado defende transição energética e combate à desertificação em encontro nacional de governadores
Redação

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, participou, nesta quarta -feira (13/08), da XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores,  realizada em Belém (PA). O evento acontece no Parque da Cidade, espaço que também sediará parte das atividades da Blue e Green Zone da COP30, prevista para novembro deste ano. Feliphe representou o governador Rafael Fonteles.

Foto: ReproduçãoPiauí apresenta propostas climáticas em reunião preparatória para a COP30
Piauí apresenta propostas climáticas em reunião preparatória para a COP30

O encontro reuniu lideranças dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal para discutir os preparativos da 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que será realizada na capital paraense entre 10 e 21 de novembro de 2025.

Representando o Piauí, Feliphe Araújo levou as propostas do estado para a agenda climática brasileira, com foco em transição energética, preservação ambiental e ações de adaptação às mudanças climáticas. O objetivo é reforçar o papel do Piauí como referência em energias renováveis, além de apresentar iniciativas de reflorestamento e combate à desertificação no Semiárido.

A menos de 100 dias da conferência, o fórum busca consolidar uma posição federativa unificada para o evento. A programação inclui debates sobre descarbonização, financiamento climático, justiça ambiental e desenvolvimento sustentável, além da apresentação de ações já implementadas pelos estados.

O anfitrião do encontro, governador Helder Barbalho (PA), destacou que a COP30 será uma vitrine para o Brasil no cenário internacional. “Belém será a porta-voz de um país que quer crescer com responsabilidade climática e justiça social. O Brasil precisa falar ao mundo com uma só voz, e essa voz nasce da união dos nossos estados”, disse.

O coordenador do Fórum e governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reforçou que esta será uma edição especial, voltada para os desafios globais mais urgentes. “Será um momento de extrema importância para discutirmos mudanças climáticas, preservação da Amazônia, transição energética e a revisão do Acordo de Paris”, afirmou.

O Fórum Nacional de Governadores é uma instância permanente de articulação política, criada para alinhar posições sobre temas de interesse nacional e fortalecer a interlocução com o governo federal.

Comente