Após ataque ao Irã, Netanyahu enaltece Trump e reforça aliança com os EUA
Para premiê israelense, apoio americano foi decisivo após início da Operação Leão AscendenteO primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez nesta semana sua primeira declaração pública após o ataque conduzido pelos Estados Unidos contra instalações nucleares do Irã. Em seu discurso, ele agradeceu ao presidente americano, Donald Trump, classificando a ofensiva como uma decisão “corajosa” e capaz de “mudar os rumos da história”.

“Parabéns, presidente Trump. Sua iniciativa foi marcada por coragem e pela impressionante força dos Estados Unidos. Esta ação será lembrada pela história”, afirmou Netanyahu ao comentar o bombardeio às estruturas iranianas.
A manifestação acontece dias após o início da chamada “Operação Leão Ascendente”, lançada por Israel no último dia 13. O país justificou a ação dizendo que o regime iraniano estaria próximo de obter uma arma nuclear. Ainda assim, o próprio governo israelense reconheceu limitações para atingir a usina de Fordow, localizada em uma área subterrânea a 90 metros de profundidade — e que, por isso, exigia apoio militar mais robusto, fornecido pelos EUA.
Segundo Netanyahu, os esforços de Israel foram significativos, mas a operação conduzida pelos americanos superou qualquer expectativa. “O que os Estados Unidos fizeram hoje é algo que nenhum outro país seria capaz de realizar”, declarou.
O premiê também destacou que ele e Trump compartilham a mesma estratégia para o Oriente Médio, baseada na ideia de que a paz é alcançada a partir da demonstração de força. Ele reforçou que a liderança americana teve papel decisivo para impedir que o Irã, apontado por ele como o “regime mais perigoso do mundo”, tivesse acesso às “armas mais perigosas do planeta”.
“A atitude do presidente Trump representa um marco, um ponto de virada que pode abrir caminhos para um futuro de paz e prosperidade na região”, afirmou Netanyahu.
Encerrando seu pronunciamento, o líder israelense reforçou os laços entre os dois países e agradeceu diretamente ao aliado americano. “Presidente Trump, eu agradeço em nome do povo de Israel. Que Deus abençoe os Estados Unidos, abençoe Israel e fortaleça a nossa aliança.”