Reunião do Orçamento Participativo discute projetos para 2025 em Teresina
A iniciativa, que tem promovido impacto significativo nas comunidadesNa tarde desta quinta-feira (06), o auditório Sulica, no centro de Teresina, foi palco de uma reunião do Orçamento Participativo (OPA), reunindo representantes de associações comunitárias para debater os avanços e os próximos passos do programa para o ano de 2025. A iniciativa, que tem promovido impacto significativo nas comunidades, busca garantir a participação popular na definição de projetos prioritários para os bairros.

A secretária de Relações Sociais do Estado do Piauí, Núbia Lopes, destacou a importância do momento como espaço de diálogo com as comunidades. “Nós estamos com dois anos de 2023 e 2024 e as ações do OPA têm dado um impacto importante na vida das comunidades, e a gente segue agora no ano de 2025. Esse momento é um momento de diálogo, com as associações para poder a gente informar os próximos passos desse ano”, afirmou.

Entre as iniciativas aprovadas para execução em 2025, está a implantação do Polo de Artesanato do bairro Piçarreira I. O projeto recebeu mais de 600 votos e foi fruto de um trabalho intenso de mobilização da comunidade. “Foi um processo árduo porque tivemos que procurar a comunidade de casa em casa, de porta em porta, chamando para o movimento. A expectativa é a melhor possível”, afirmou Sinval Cunha, presidente da associação de moradores do bairro Piçarreira I.

Outro bairro beneficiado pelo OPA foi a Vila Bandeirantes, que conquistou a implantação de uma videoteca para atender toda a região. O presidente da associação de moradores, José Roberto, celebrou a conquista. “A Vila Bandeirantes estava esquecida, e o Governo do Estado, através do programa Orçamento Participativo, possibilitou essa obra importante”, destacou.

O Orçamento Participativo segue como uma ferramenta essencial para garantir que a população tenha voz ativa na destinação de recursos públicos, fortalecendo a democracia e promovendo melhorias concretas para as comunidades.