Piauiense que estava em helicóptero desaparecido na Amazônia é encontrado com vida
A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do AmapáOs três tripulantes de um helicóptero que desapareceu entre os estados do Pará e Amapá, na última quarta-feira (16), foram encontrados com vida neste sábado (19). A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Amapá. Entre os ocupantes está o engenheiro civil piauiense José Francisco Vieira, natural do município de São Miguel do Tapuio (a 225 km de Teresina).
“Comunicamos que os três ocupantes do helicóptero desaparecido foram localizados com vida”, informou.

Conforme o comandante Pinon, a aeronave caiu em uma área montanhosa de difícil acesso. "De difícil acesso, o local, é uma área montanhosa, eles estão em um local de mata fechada. Nós não conseguimos avistar a aeronave porque quando a aeronave cai na mata, a mata fecha a aeronaveo", disse Pinon.
De acordo com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, as outras duas pessoas que estavam no helicóptero eram o comandante Tenente Coronel Josilei Gonçalves de Freitas e o mecânico Gabriel. Os três tripulantes foram encontrados em uma área de difícil acesso que impossibilita o pouso de aviões. De acordo com a nota publicada, um helicóptero está a caminho do local para executar o resgate dos sobreviventes.
Segundo informações da secretaria de segurança, os três ocupantes da aeronave foram encontrados após o comandante do helicóptero desaparecido conseguir manter contato, emitindo o pedido de socorro, com a aeronave que fazia as buscas pela manhã deste sábado.
"Por volta de nove horas ouvimos o pedido de 'mayday' via rádio e checamos o pedido de socorro. O coronel Gonçalves, se identificou e relatou que estava perdido na mata há quatro dias. Logo após, ele fez um sinal de fumaça e conseguimos avistar, todos os tripulantes com vida", destacou Pinon, que informou que os tripulantes foram localizados próximo ao Rio Iratapuru, cerca de 70 quilômetros do município de Pedra Branca do Amapari.

O governador do Amapá, Clécio Luís, informou que tem uma aeronave saindo de Tiriós e outra de Macapá, até o local, para fazer o resgate.
"A nossa felicidade deste sábado é saber que todos estão bem, estão com vida, tranquilizando os familiares, amigos e companheiros de trabalhos, dos três tripulantes. Já entrei em contato com o governador Helder, do Pará, para a realização do salvamento. Está saindo uma aeronave de Tiriós e outra daqui de Macapá, até o local, para fazer o resgate. Nós vamos aguardá-los com todo aparato necessário, equipe médica e ambulância”, disse o governador.

A ação de resgate da tripulação já está em andamento com acompanhamento da Força Aérea Brasileira. Os sobreviventes serão levados para Macapá, onde receberão acompanhamento médico.
Em nota divulgada nas redes sociais, o governo do Amapá informou que dará o suporte necessário para que os tripulantes sejam amparados.
"O governo do Amapá informa que os três tripulantes do helicóptero que desapareceu, na última quarta-feira (16), após sair do polo base Bona, na aldeia Maritepu, na Amazônia, foram encontrados com vida na manhã de hoje (19). As informações foram confirmadas pelo comandante do Grupo Tático Aéreo (GTA), Pinon. O Governo reforça que dará todo o suporte necessário para que os tripulantes sejam amparados, garantindo o bem-estar e segurança", informa a nota.
NOTA NA ÍNTEGRA
Os tripulantes também terão amparo psicológico, após serem atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), já preparou equipes do Hospital de Emergência (HE), Hospital das Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) e do Samu para atuarem nas medidas de amparo médico e psicológico."
De acordo com a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, a equipe fazia inspeção de pistas de pouso na região do Parque do Tumucumaque e áreas indígenas, e decolou do polo base Bona, na aldeia Maritepu, às 12h e deveria ter chegado em Macapá às 14h da última quarta-feira.
Com informações do governo do Amapá e da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.
LEIA MAIS EM:
Engenheiro civil piauiense estava em helicóptero que desapareceu na Amazônia