Sesapi aprova 50 novos leitos de saúde mental em hospitais do estado
Estrutura será voltada a crises por drogas e transtornos mentais agudos no estadoO Piauí deve ampliar em breve a estrutura de atendimento em saúde mental. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aprovou, nesta terça-feira (19), durante reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), a criação de 50 novos leitos especializados em hospitais da rede estadual e em uma unidade filantrópica, contemplando sete regiões de saúde.

A iniciativa tem como foco o acolhimento de pacientes em crise relacionados ao uso de álcool, crack e outras drogas, além de pessoas com transtornos mentais agudos que precisam de internação hospitalar. Os novos leitos também funcionarão como retaguarda para os serviços já existentes da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), como os CAPS, as Unidades Básicas de Saúde e as equipes de atenção domiciliar.
As propostas agora seguem para avaliação técnica do Ministério da Saúde. A efetivação da medida depende da aprovação do órgão federal para que os leitos sejam habilitados oficialmente.
De acordo com a Sesapi, a implantação ficará sob responsabilidade da Diretoria de Atenção à Saúde Mental (DASM) e faz parte do plano de expansão da Raps no estado. O objetivo é garantir mais acesso, descentralizar o atendimento e oferecer um cuidado humanizado, fortalecendo a rede de saúde mental do Piauí.