Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Piauí Saúde Digital resolve até 80% dos casos sem ida ao hospital

Expectativa é que o número de atendimentos siga crescendo e facilitando ainda mais o acesso à saúde
Redação

O programa Piauí Saúde Digital, lançado em 2023 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), já realizou mais de 539 mil atendimentos, mudando a forma como os piauienses acessam os serviços médicos. A plataforma oferece consultas gratuitas em 12 especialidades, tanto médicas quanto não médicas, disponíveis via aplicativo ou em salas instaladas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e espaços públicos nos 224 municípios do estado.

Foto: ReproduçãoPiauí Saúde Digital resolve até 80% dos casos sem ida ao hospital
Piauí Saúde Digital resolve até 80% dos casos sem ida ao hospital

De acordo com o secretário da Saúde, Antônio Luiz, o programa tem um impacto significativo ao resolver cerca de 80% dos casos sem a necessidade de deslocamento ao hospital. “Tivemos o caso de uma paciente com crise de ansiedade durante a madrugada. Ela consultou um médico pelo app, recebeu orientação e medicação. Pela manhã já estava bem. Isso é acesso real à saúde”, destacou o gestor.

O atendimento pode ser feito de forma imediata para casos de clínica geral, com espera inferior a 30 minutos. Para outras especialidades, o próprio sistema realiza o agendamento da consulta com data e hora marcadas. As especialidades disponíveis incluem cardiologia, neurologia, psiquiatria, pediatria, nutrição, ortopedia, endocrinologia, dermatologia, psicologia e clínica geral, entre outras.

O serviço funciona através do aplicativo gratuito "Piauí Saúde Digital" e em salas equipadas nos espaços de cidadania e UBSs, oferecendo um ambiente estruturado e digno para os atendimentos. “É saúde na palma da mão e dignidade para o povo piauiense”, afirmou o secretário.

Comente