Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Piauí registra média de filhos por mulher acima das médias nacional e do Nordeste

De acordo com dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE
Redação

Dados recentes revelam que o Piauí possui uma média de filhos por mulher superior às médias do Brasil e da região Nordeste. Enquanto o índice nacional gira em torno de 1,61 filhos por mulher, e o do Nordeste fica próximo de 1,73. O Piauí registra uma média estimada em 1,99 filhos por mulher, de acordo com dados do Censo Demográfico 2022,  divulgados nesta sexta-feira (27/06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Foto: ReproduçãoPiauí registra média de filhos por mulher acima das médias nacional e do Nordeste
Piauí registra média de filhos por mulher acima das médias nacional e do Nordeste

Apesar de estar em queda em relação a décadas anteriores, a taxa de fecundidade no Piauí ainda é uma das mais altas do país. Em contraste, o Distrito Federal registra a menor média nacional, com 1,44 filho por mulher.

De acordo com o IBGE, o Brasil vive uma transição demográfica marcada pela redução nas taxas de fecundidade e pelo aumento da idade média das mulheres ao se tornarem mães. No Piauí, essa mudança também é perceptível: em 2010, a média de idade das mães era de 25,9 anos, enquanto em 2022 subiu para 27,4 anos.

O levantamento aponta ainda que mulheres com menor nível de escolaridade tendem a ter filhos mais jovens e em maior número. Por outro lado, entre aquelas com ensino superior completo, a idade média para ter filhos em 2022 foi de 30,4 anos, além de apresentarem uma tendência à redução no número de descendentes. 

Apesar disso, o Piauí também segue a tendência nacional de queda na taxa de fecundidade nas últimas décadas. Especialistas apontam que a ampliação do acesso à educação e o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho são fatores que influenciam diretamente nessa redução ao longo do tempo.

Comente