Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Novo prédio da UEMA em Caxias recebe nome de Comendador Alderico Silva

Lei estadual oficializa homenagem ao empresário e pioneiro da saúde no Maranhão
Redação

O novo prédio do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no campus de Caxias, receberá o nome “Comendador Alderico Silva”. A homenagem foi oficializada pela Lei nº 12.629, sancionada em 25 de agosto de 2025 pelo governador Carlos Brandão, após aprovação do Projeto de Lei nº 330/2025, de autoria do deputado estadual Catulé Júnior, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Foto: ReproduçãoNovo prédio da UEMA em Caxias recebe nome de Comendador Alderico Silva
Novo prédio da UEMA em Caxias recebe nome de Comendador Alderico Silva

A norma, publicada no Diário Oficial, determina que o prédio  leve o nome do empresário e líder político caxiense, reconhecido por sua contribuição ao desenvolvimento econômico e social da cidade. A unidade está localizada na Rua Rio Branco, no centro de Caxias.

Alderico Silva é considerado um dos maiores expoentes do empreendedorismo no Maranhão no século XX. Ele foi o responsável pela construção do Hospital Miron Pedreira, o primeiro hospital particular do interior do estado, inaugurado em 1956, marco para a saúde da região. Além disso, fundou a primeira concessionária de veículos e a primeira empresa de telefonia da cidade, expandindo sua atuação para o comércio, pecuária, indústria, beneficiamento do babaçu, gráfica e até emissora de TV.

Foto: Reprodução/Blog do SabáAledrico Silva
Aledrico Silva

“Muito feliz com a aprovação do nosso projeto de lei que nomeia o novo prédio de Ciências de Saúde da UEMA Campus Caxias de Comendador Alderico Silva, essa é uma justa homenagem à esse grande homem que contribuiu muito com o desenvolvimento da nossa cidade em diversas áreas, como comércio, pecuária, indústria e especialmente na área da saúde, onde foi o fundador da primeira maternidade e hospital de Caxias, o Miron Pedreiras, que também serviu de escola para médicos de várias gerações da nossa região. Legados como o dele, não podem ser esquecidos e agora será eternizado neste novo prédio”, comentou o deputado Catulé Júnior, autor do projeto.

Fonte: Blog do Sabá

Tópicos

Comente