Nordeste Export 2025 começa em Teresina com foco em inovação e desafios logísticos
Fórum debate gargalos logísticos e inovação no setor de transportes no NordesteTeve início nesta quinta-feira (31), em Teresina, o Nordeste Export 2025, principal fórum sobre Logística, Infraestrutura e Transportes da região. A abertura do evento aconteceu no auditório do Blue Tree Towers Rio Poty, com uma programação voltada para inovação e aberta ao público. Já os debates da tarde e os painéis da sexta-feira (1º) são exclusivos para convidados e patrocinadores.

Promovido pelo Grupo Brasil Export, o evento tem apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), além do suporte técnico de agências reguladoras do setor.
Com a proposta de aproximar o setor público e privado, o fórum busca soluções conjuntas para os desafios enfrentados na logística da região. Entre os temas discutidos estão o andamento das obras da Ferrovia Transnordestina, os entraves no escoamento de cargas do Piauí até os portos do Ceará e Maranhão, e os impactos da reforma tributária no desenvolvimento regional.
Durante a abertura, Islano Marques, presidente do Conselho Piauí Export e diretor da Fiepi, destacou o papel estratégico do Piauí no cenário nacional e internacional:

“Recém-criado, o Conselho Piauí Export surge como um reforço ao apoio ao empresariado local, especialmente nos setores de importação, exportação e infraestrutura. O Piauí tem se posicionado de maneira importante no mercado internacional em algumas commodities, e entendemos que o grande diferencial competitivo está na logística — transporte eficiente, sustentável e com uso de tecnologia. A inovação é o elo fundamental para transformar esse setor que, historicamente, é mais conservador”, afirmou Islano.
A manhã de hoje marcou também o início da temporada InovaXport, uma iniciativa do Grupo Brasil Export para incentivar soluções inovadoras no setor logístico. O CEO do grupo, Fabrício Julião, reforçou a importância da tecnologia para o crescimento do setor:

“A inovação é fundamental para que o setor possa crescer, gerar emprego e renda. É um segmento que transforma cidades e regiões. O papel do InovaXport é justamente esse: conectar jovens lideranças e empresários à cadeia logística, promovendo um ambiente competitivo em nível internacional”, destacou.
Com painéis técnicos, debates jurídicos e apresentações de startups locais, o Nordeste Export 2025 segue até esta sexta-feira (1º), consolidando Teresina como espaço estratégico para pensar a logística e o desenvolvimento regional do Nordeste.
Também presente na solenidade de abertura, o superintendente do Banco do Nordeste, destacou a sinergia entre o evento e a política de desenvolvimento da instituição:

“Inicialmente, gostaria de parabenizar o conselheiro Delmar Rodrigo por trazer o fórum para o Piauí, justamente em um momento em que o estado vive um processo de desenvolvimento acelerado em várias frentes. O Banco do Nordeste tem total aderência a essa discussão: estamos ao lado de projetos logísticos como portos, aeroportos, terminais de grãos e a própria Transnordestina. Acreditamos que a infraestrutura logística completa a cadeia produtiva e é essencial para o escoamento da produção da região do Cerrado e de todo o estado”, afirmou.
Ele ainda pontuou a mudança no cenário econômico regional:
“Estamos vendo uma inversão migratória: agora é o Sudeste que olha para o Nordeste, diferente do passado. Investidores estão atentos ao potencial da região, e o Piauí tem ganhado destaque em grãos, agroindústria, irrigação, turismo e serviços”, completou.