Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Mais de 3,5 milhões de brasileiros saem da pobreza em 2025, aponta Wellington Dias

Crescimento da renda e empregos tira famílias do Bolsa Família e reduz número de pobres no país

Entre janeiro e julho de 2025, cerca de 3,5 milhões de pessoas superaram a condição de pobreza no Brasil, segundo dados divulgados pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias. A informação foi apresentada durante o programa Bom Dia, Ministro, transmitido nesta terça-feira (22) pelo Canal Gov.

Foto: Portal Gov.brMinistro Wellington Dias
Ministro Wellington Dias

O avanço, segundo o governo federal, é resultado da geração de empregos e de programas de estímulo ao empreendedorismo, como o Acredita no Primeiro Passo, voltado para apoiar pequenos negócios e ampliar a renda das famílias.

Com o aumento da renda, aproximadamente 958 mil famílias deixaram de receber o Bolsa Família apenas em julho. A maioria dos desligamentos ocorreu após os beneficiários cumprirem os critérios da chamada Regra de Proteção, que permite a permanência temporária no programa mesmo com o aumento da renda.

“A principal meta é apoiar essas pessoas para que possam se qualificar, estruturar um pequeno negócio e gerar sua própria renda. Só este ano, mais de 3 milhões e meio saíram da pobreza, e desde o início do atual mandato, já são quase 24 milhões de pessoas”, afirmou Wellington Dias.

A Regra de Proteção permite que famílias cuja renda mensal ultrapasse os R$ 218 por pessoa, mas fique abaixo de meio salário mínimo, continuem recebendo 50% do valor do Bolsa Família por até dois anos. Só neste mês, 536 mil famílias foram enquadradas nessa categoria, mantendo parte do benefício enquanto consolidam a nova condição financeira.

Comente